10 Maneiras De Melhorar As Tuas Notas

domingo, setembro 03, 2017
Olá pessoas!
Hoje venho partilhar algumas dicas que eu penso que sejam muito úteis para aumentar o vosso desempenho escolar. Quando para atingirmos os nossos sonhos, temos que terminar o nosso ensino, sabemos muito bem que aqueles números nas pautas vão servir como reflexo para o nosso futuro. E claro que todos nós pretendemos melhorar-los o máximo que pudermos e dar o melhor de nós. E por vezes isto torna-se uma obsessão. Não vemos nada à frente para além da escola e chega a um ponto que só nos estamos a prejudicar a nós mesmos com esta nossa obsessão de fazer mais do que realmente conseguimos. Para evitar isto, eu aprendi alguns truques na internet que realmente me ajudaram e eu própria vi a diferença, não apenas nas notas, mas em mim mesma. Isto porque cometia erros, que muitos de nós os continuam a fazer. Por esta razão acho importante partilhar estas dicas e maneiras que vão mudar tudo, acreditem! Espero que este post vos ajude e que apliquem estas dicas o melhor que puderem. 

Maneiras

1- Quero começar por referir um grande problema que vejo nos estudantes desta geração. Como já disse, as notas que estão na nossa pauta, são muitas vezes o reflexo do nosso futuro, e por vezes esse não é o que desejávamos. Isto desmotiva qualquer pessoa, porque pensamos que estamos a fazer o nosso melhor e que mesmo assim não resulta e que por essa razão somos menos que os outros. E isto sobe à cabeça das pessoas. Mas a verdade, é que as notas não são o resultado da nossa inteligência, elas são o reflexo do nosso método de trabalho. Assim, quando virem uma nota que não vos agrada, não se massacrem com a ideia que não são bons o suficiente. Provavelmente o vosso método de trabalho atual apenas não é o melhor para vocês e deveriam mudar algo nesse mesmo. 

2- Um bom truque que apliquei no meu último ano de secundário e me ajudou imenso foi o priorizar as disciplinas. Saber quais são verdadeiramente importantes nesta altura do campeonato. Claro que no fim, a média conta com todas disciplinas, mas dependendo do vosso curso e do que querem seguir, umas acabam por ser mais relevantes que outras. Usando o meu próprio exemplo, eu estudei na área de humanidades, e queria seguir ciências da comunicação, jornalismo ou outros da mesma área. Depois de pesquisar quais os exames que iria precisar para alguns deste cursos, cheguei à conclusão que seria importante priorizar disciplinas como a geografia A, história A e português. Assim, quando tinha um teste de inglês e história na mesma semana, eu dava mais importância a estudar história. Espero que não seja confuso, mas isto resulta mesmo! E também podem "ignorar" disciplinas que para vocês sejam fáceis, por exemplo, para mim inglês é muito fácil e não precisava de estudar para os testes, porque apenas eram fáceis e não necessitava de estudo, por isso não o fazia e ganhava tempo para estudar outras disciplinas que eram mais importantes para mim. 

3- Algo que não custa nada e que vai dar jeito nas horas mais apertadas é respeitarem os vossos professores. Não é necessário serem uns "lambe botas", porque nem os próprios professores gostam disso, mas saber respeitar, tanto os que não gostam como os que adoram. Aqueles que não gostam, apenas não lhes faltem ao respeito, não precisam de fingir que os adoram, como presenciei tantas vezes, apenas tratá-los normalmente. Os que vocês gostam, acabam por ser mais fáceis de fazer amizades e muitas vezes até se torna inevitável não o fazer. Isto vai ajudar-vos imenso, porque eu sei que os professores costumam ser menos rigorosos e mais "humanos", por assim dizer, com alunos e turmas que eles tenham uma boa relação. Por exemplo, adiam testes, facilitam quando estão repletos de trabalhos. Acreditem, vai facilitar imenso e tenho a certeza que muitos de vocês já notaram isto.

4- Aprender a gerir o vosso tempo acaba por ser um passo muito importante na vossa organização. Eu já escrevi um post completamente em separado onde dou dicas sobre como gerir o vosso tempo e vou deixar o link AQUI para o caso de estarem interessados. 

5- Vale sempre a pena entregar um trabalho, mesmo que esteja incompleto. Pode não ser uma obra de arte, um trabalho completo e que vocês dedicaram uma semana da vossa vida, mas vale a pena entregá-lo. Mesmo que seja um trabalho com 3 slides ou uma página do word. Por mais que vocês próprios não gostem dele, entreguem-no, porque ao menos têm qualquer coisa. Aquela nota pode diminuir a vossa prestação, mas um zero, é muito pior. Por isso, por mais mau que seja, entreguem o trabalho!

Maneiras

6- Quem nunca passou noites em branco para poder estudar, que atire a primeira pedra! Esta é a razão pela qual todos nós pareceremos zombies na época de testes. Eu própria sou muito culpada disto. E a verdade é que isto é um erro enorme! É preferível adormecerem mais cedo e acordarem de madrugada para puderem estudar algumas horas antes do teste, mas as 8 horas de sono são imprescindíveis ! Abdicar do vosso sono para estudar é dos piores erros que podem fazer. O cérebro apenas consegue funcionar quando está bem descansado e acordado. Se não dormirem o suficiente, não interessa quantas horas passaram a estudar, não vai resultar em nada. O vosso desempenho acaba por ser maior se dormirem o quanto precisam, mesmo que isto implique menos horas de estudo.

7- Não tenham vergonha de pedir ajuda. Se não perceberem alguma matéria, perguntem quer ao professor, quer ao vosso colega do lado. Não têm que ter medo de o fazer. Ninguém vos vai julgar por o fazerem, porque no fim do dia, somos todos humanos e estamos todos no mesmo barco. Estamos todos a tentar ultrapassar as nossas dificuldades e não tens que ter medo de assumir as tuas.

8- Eu sei que isto vai parecer que estou a contrariar tudo o que já alguma vez afirmei, mas adiar trabalhos de casa até ao último minuto, por vezes é necessário. Se sabem que conseguem terminar as perguntas no intervalo antes da aula, fá-lo. Novamente, não há necessidade de stressar sobre trabalhos esquecidos, apenas planeia as coisas com calma. Existem múltiplas oportunidades durante a manhã para o fazerem. Enquanto tomam o pequeno almoço, se forem para a a escola de autocarro, antes de o professor chegar. Por vezes é preciso deixar que a preguiça tome conta de nós, especialmente se isto significar uma noite descansada.

9- Acredito que não seja a primeira vez que refiro isto no blog, mas planeiem a vossa semana. Vejam que testes vão ter, o que precisam de fazer, se têm apresentações, para assim nada vos passar ao lado! Dez minutos no fim de cada semana é mais do que suficiente para se puderem organizar e vai fazer toda a diferença. Assim também andam mais descansados e não existe razões para muito stresse, pois sabem que têm tudo sob controlo.

10- Por último, não sejam tão rigorosos com vocês mesmos. Algum teste que correu mal, um trabalho com menos nota do que esperavam, não é motivo para se deitarem a baixo e sequer pensarem em desistir. Não é isso que vai mudar o vosso futuro por completo. Vocês vão ver que, passados alguns anos, aquela nega que tiveram nalguma disciplina, não vai interessar e vai ser nada mais que insignificante. O que agora parece um problema enorme, no futuro vai parecer minúsculo. Por isso, não sejam tão severos convosco próprios e sejam tão razoáveis quanto são para qualquer outra pessoa.

Estas são as dicas que tenho para vocês, espero mesmo que vos tenham ajudado de alguma forma e que façam bom uso delas neste regresso às aulas. A escola é um tempo complicado, mas existem sempre maneiras de facilitar e especialmente, de facilitar a nossa própria experiência, por isso tirem proveito delas. Quais são as vossas melhores dicas e maneiras em que realmente notaram diferença mais tarde nas pautas?
Até à próxima!

18 comentários:

  1. Tens ai umas boas dicas para que estuda
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei imenso das tuas dicas! Elas são super uteis, principalmente para quem está para entrar no secundário. Ótimo post!!

    Xoxo,
    Ciela Unlimited | https://cielaunlimitedblog.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que priorizar as disciplinas é muito importante! No último ano, o meu foco foi todo para a matemática!!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me deu imenso jeito. Poupo-me muito trabalho e stress!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Acho estas dicas muito boas, é o que tento seguir sempre, boa ideia para o post :)
    Beijinhos,
    http://i-dreamer-girl.blogspot.pt/2017/09/do-it-yourself-calendario-de-testes-2017.html

    ResponderEliminar
  5. Este post é muito útil não só para ter boas notas mas também para se ser mais produtivo e ter mais sucesso no trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa-me muito feliz por teres gostado e encontrado utilidade! :D

      Eliminar
  6. Adorei todas as dicas, e quanto à entrega de trabalhos vale mesmo apena! Uma vez fiz um super apressa, não gostei nem um bocadinho de como ficou, tive para não entregar, mas acabei por entregar e a nota foi muito boa, por isso nunca deixem de não entregar!!

    Beijinhos <3 / Andreia

    https://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez fiz um trabalho diretamente copiado da internet, porque não tinha tempo nem panciência para mais (ainda por cima para filosofia) e acabei por ter um 15! Ainda nem sei como é que isso aconteceu, o trabalho nem ocupava uma página do word, haha.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ótimas dicas! Aquela de entregar um trabalho mesmo que esteja incompleto é super importante, principalmente na universidade!

    Daniela Santos Blog | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tenho é pena de me aperceber disto apenas no último ano de secundário! Mas decerto que vou aplicar ao longo da faculdade. :b
      Ainda bem que gostaste!

      Eliminar
  8. excelentes dicas! Fiz grande parte delas durante o meu percurso no secundário e correu tudo bem, o que facilitou a entrada no curso e universidade que realmente queria.

    Beijinhos*
    https://algodaodoce1234.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente só tive acesso a elas mais tarde do que deveria, as coisas poderiam realmente ter corrido melhor! Ainda bem que encontras-te utilidade no post! :D
      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.