Dicas e Truques de Organização

terça-feira, janeiro 10, 2017
Olá pessoas!
Com o início do ano vieram as resoluções e acho que um dos objetivos que muitas pessoas partilham, é o tornarem-se pessoas mais organizadas, eu própria tenho esta resolução e fui pesquisar alguns truques que me poderiam ajudar com este objetivo e pensei que fosse boa ideia partilhar convosco o que encontrei.
Vamos ser pessoas mais organizadas em 2017?

1-  Já toda a gente conhece a importância de ter uma agenda ou um bullet journal, mas acho que um conceito que, pelo menos em Portugal, não tem muito uso é colorcode. Funciona da seguinte maneira, dividem as vossas tarefas em grupos, como por exemplo "trabalho", " social", "escola", " tarefas domésticas ", etc, e atribuem a cada um deste grupos uma cor. Quando estiverem a escrever a vossa lista de tarefas ou na vossa agenda, sublinhem cada tarefa com a cor escolheram para o grupo em questão
Por exemplo, digamos que escolheram a cor azul para o grupo " escola", quando uma das vossas tarefas estiver relacionada com a escola, sublinham essa tarefa com uma caneta azul.
Eu utilizo esta técnica e ela ajuda bastante para ter uma noção no que gastamos mais e menos tempo e no que devíamos dedicar mais tempo. Também ajuda se tiverem um calendário e em vez de anotarem aí as tarefas, fazem apenas uma linha com a cor que escolheram, isto ajuda a ter uma visão mais rápida dos vossos dias mais ocupados e os dias livres.

2- Esta vai custar ouvir, mas quando tiverem um dia mais ocupado, ou se notam que um dia não chega para fazer tudo o que precisa de ser feito, acordem uma ou duas horas mais cedo. Isto vai fazer com que dediquem mais tempo às tarefas mais importantes e talvez, se tiverem essa sorte, acabem tudo o que têm a fazer mais cedo e tenham algum tempo disponível ao final da tarde!

3- Ninguém gosta de trabalhar num ambiente sujo e desarrumado, talvez até esteja a falar por mim, mas estes ambientes tiram-me um pouco a motivação para trabalhar. Por isso, antes de começarem o vosso trabalho ou o vosso estudo, arrumem e limpem o vosso espaço de trabalho/estudo e tentem sempre mantê-lo minimamente arrumado. Isto vai dar-vos mais energia e vontade para cumprir com tudo na vossa lista de tarefas.

4- Em vez de tentarem memorizar tudo o que têm que fazer e depois acabam por não se lembrar de metade, tirem 10-15 minutos no final do dia para planear as próximas 24 horas, assim vão ter a certeza que não se esquecem de nada. Sei que planear a vida ao minuto não parece muito apelativo, mas recomendo isto a quem quer atingir maior produtividade, eu já faço isto, ou pelo menos tento, e resulta mesmo!

5- Estão a ver aquela zona de notas na vossa agenda ou até no telemóvel? Ela não está lá por razão nenhuma. Utilizem-na!
Eu tenho o mau hábito de não apontar coisas importantes por achar que me vou lembrar mais tarde, mas isto acaba por ser a maior mentira que eu digo a mim mesma! Se tiverem algo importante que vão ter que se lembrar mais tarde, anotem sempre, pois a nossa memória pode sempre desiludir-nos a qualquer minuto e temos que estar prevenidas!

6- Quando se quer ser mais organizado, procrastinar não pode estar nos nossos planos. Se por acaso costumam ter problemas com isto, eu escrevi um post apenas relativo a este problema comum, podem encontrá-lo AQUI.

7- Hoje em dia o que não falta são aplicações que nos ajudam a organizar as nossas vidas, mas como umas são melhores que outras, eu vou partilhar quais são as minhas duas favoritas.
 A primeira eu já uso há imenso tempo e a cada atualização fica melhor, até já falei dela num post de favoritos. 'TimeTune' é uma aplicação que permite planear o nosso dia a dia de uma maneira super simples. Podem criar rotinas, utiliza o conceito colorcode, permite planear a vida ao minuto se assim o quiserem e tem sido um salva vidas para mim durante tanto tempo! 
Eu uso o 'isotimer' à pouco tempo, mas já me apercebi da sua utilidade para organizar as tarefas relacionadas com blog, YouTube e escola. Um pouco mais confusa de trabalhar por ser mais complexa que o TimeTune, mas acabamos por nos habituar e pode tornar-se muito facilmente na vossa agenda móvel.
Ambas as aplicações estão disponíveis na Play Store, mas não sei quanto à Apple Store, é uma questão de procurarem.

Estas são todas as dicas que tenho para vocês para um 2017 mais organizado. Vão fazer uso delas?
Partilhem nos comentários se já usam algumas destas dicas e que outros truques vocês usam para serem mais organizadas!
Até à próxima!

2 comentários:

  1. Estou precisando muito destas dicas sou super desorganizada.
    Adorei o blog.
    verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.