Arrependimentos

quinta-feira, abril 07, 2016
Acho que qualquer um de nós estaria a mentir se dissesse que nunca se arrenpendeu de fazer alguma coisa. Se estiverem confiantes que nunca se arrependeram, é porque não sabem o verdadeiro significado da palavra 'arrependimento'. Se fores uma dessas pessoas, eu vou dar-te a minha definição de arrependimento, o que talvez te faça mudar de ideias.
Arrependimento é quando fazes uma decisão que por mais tempo que passe, não te consegues esquecer dela. Ela está afundada na tua mente e de vez em quando vem à superfície. Tu relembras-te de cada segundo do momento em que tomaste a decisão de fazer ou não fazer, ou dizer ou não dizer algo e automaticamente o teu sorriso desaparece e o teu dia fica um pouco mais nublado. Por vezes, este sentimento é tão forte que o teu coração pesa e aleija-te o peito.
Tenho a certeza que já sentis-te isto. Eu sei que eu senti. Quer tenha sido por ter falado com uma pessoa em primeiro lugar, quer tenha sido por ter tido uma atitude rude com quem não devia, eu já senti isto. Bolas, eu sinto arrependimento neste momento por não ter coragem de falar com uma pessoa e saber que estou a perder uma oportunidade.
No meio de todos estes sentimentos mais obscuros, a verdade é que, no final do dia, o que está feito, feito está. Não podemos mudar o passado e quem sabe, se tivessemos feito a decisão oposta hoje podíamos sentir ainda mais arrependimento. 
Era aqui que eu queria chegar sobre este tópico, eu sei que é difícil esquecermos os passado e não pensar sobre aquilo que fizemos, mas a verdade é que, em certo casos, é o mais acertado a fazer. Esqueçam o que fizeram ou o que não fizeram, o que disseram ou não disseram, por vezes, o melhor é esquecer, porque por mais que se arrependam, não muda o que aconteceu. Por vezes recebemos o perdão da pessoa, mas mesmo assim continuamos a pensar nisso, acreditem, isto acontece.
E não interpretem mal as minhas palavras, não pensem que estou a dizer que vocês nunca deviam sentir arrependimento mesmo quando erram, porque não é isso que eu estou a tentar dizer, mas a verdade é que em algumas situações, especialmente as que se encontram num passado mais distante, não vale remoer sobre o assunto, porque está feito. Provavelmente fizeram o vosso pedido de desculpas, mas mesmo assim ainda não conseguiram parar de pensar sobre o facto de terem errado. Nestes casos, tentem simplesmente esquecer, matem esses demónios, porque a única coisa que eles fazem é assombrar-vos a vida e vocês têm que os travar. Não estou a dizer que é fácil, porque não é, eu própria estou a tentar perceber como é que é suposto eu fazer isto, mas mais tarde ou mais cedo, isto acaba por acontecer. Mais tarde ou mais cedo vocês vão esquecer o que aconteceu, ou pelo menos, vão conseguir continuar a sorrir quando se lembrarem.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.