Trello| O Que É E Como Usá-lo Para Organizar O Teu Blog

quarta-feira, outubro 16, 2019
Olá pessoas!
Há uns quantos artigos atrás, fiz referência pela primeira vez à aplicação Trello e prometi também que iria dedicar um artigo completo a esta aplicação, já que desempenha um papel tão importante na organização do meu blog. Bem, hoje vim finalmente cumprir esta promessa, por isso, vamos lá começar!
O Trello é muito divulgado e adorado por bloggers estrangeiros que usam a aplicação para organizar ideias para os seus blogs, assim como planear artigos de forma mais eficaz.
No seu todo, o Trello é uma aplicação grátis que possibilita o gerenciamento de qualquer projeto criativo, quer seja um projeto gerido por uma pessoa apenas ou por uma equipa. Usa um sistema simples e intuitivo de colunas que podemos utilizar como listas. Sim, se és uma pessoa que depende de listas ou se as faz apenas por diversão, vais adorar esta app! Os sistema de colunas é apenas o aspeto principal do Trello, mas tem muitas outras ferramentas úteis para todas as possibilidades. Desde criar checklists, a criar rótulos para uma melhor visualização, o Trello tem imensas funcionalidades que facilitam as tarefas mais complexas.


Podes criar quantos quadros precisares e podes usá-los para vários aspetos, projetos criativos, organização da vida pessoal, organização de blog, organizar uma procura de emprego, e no site do Trello existem tantas outras sugestões de como usar estes quadros.
Relativamente ao blog, eu criei dois quadros individuais: um para organizar as ideias e outro para organizar cada artigo.
No primeiro quadro, o que faço é basicamente organizar as ideias para novos artigos por tópicos. Facilmente organizo os artigos de forma mensal ao criar uma lista para o mês em questão e basta arrastar os cartões com as ideias que quero escrever nesse mês específico. Este método é ótimo para planear em avanço os artigos dos próximos meses. Normalmente faço um mês de cada vez, mas as possibilidades são realmente infinitas!
O segundo quadro é aquele em organizo os artigos. As primeiras listas são dedicadas a cada artigo individual, em cada uma tenho cartões semelhantes: a data de publicação, ideias que tenho para as fotos ou até inspiração que encontrei no Pinterest, uma ideia abstrata dos pontos que quero abordar nesse artigo, uma to do list, e call to action. Também tenho duas listas para ter melhor visão dos artigos que vou escrever nas duas semanas seguintes. Finalmente, tenho uma lista para cada etapa de escrever um artigo: Photoshoot, A editar fotos; A escrever; A editar; Para Agendar e, finalmente, Publicado. Posso facilmente arrastar cada cartão entre estas listas e torna-se simples controlar o progresso que fiz com cada artigo.


Este é apenas o sistema que eu uso e não passa de um exemplo. Tu podes adaptar os teus quadros do Trello de qualquer forma e feitio que te der mais jeito e podes ser o mais minuciosa ou abstrata que quiseres. Esta aplicação é facilmente moldável às tuas necessidades e permite uma melhor visão dos teus projetos. Era uma aplicação como esta que eu realmente precisava para conseguir finalmente organizar a minha rotina com o blog.


Já conhecias esta aplicação? Parece útil?
Até à próxima!

28 comentários:

  1. Não conhecia a app mas vou já instalar para experimentar! <3

    pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá! Umas dicas muito úteis. Invítote a passar pelo meu blogue. Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste!
      Gostava muito de visitar o teu blog, mas tens que deixar um link. :'(
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gosto muito do Trello (uso-o mais na empresa, mas às vezes para me organizar com as publicações no blog e difusão dos posts noutras plataformas também) e gostei muito de conhecer o teu blog!

    Beijinho

    www.keke.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorava saber que outras plataformas usas!
      Fico muito contente. <3
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Isso era algo que me iria dar imenso jeito! Mas conhecendo-me como me conheço, provavelmente iria continuar a pessoa desorganizada que sou! :| ahah

    HALLOWEEN SCARECROW 🎃
    https://filipa-goncalves.blogspot.com/2019/10/halloween-scarecrow.html

    ResponderEliminar
  5. Very useful and such a great way to stay on top of things. Thanks for sharing this!

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia essa app, nunca ouvi falar, mas vou dar uma vista de olhos, eu gosto muito de listas, de ter tudo organizado e planeado, actualmente uso o evernote no tlm, mas no pc não tenho nenhum.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo imenso! Também uso o evernote, mas no pc e não tanto para organizar o blog.

      Eliminar
  7. Obrigada pela dica :)

    Beijinhos e um sábado muito feliz.
    danielasilva-oficial.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Parece ser bem útil, nunca tinha ouvido falar.
    Obrigada pela partilha (:

    http://arrblogs.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Já conhecia a aplicação mas ainda não me aventurei por lá... estou mais habituada ao papel ahahah
    Beijinhos!

    www.losingmamind.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sempre estive muito apegada a usar o papel para me organizar, mas não dá para negar que este género de plataformas são muito práticas.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá, Mariana!
    Por acaso utilizo o asana e ainda não tive razão de queixa mas esse parece bem interessante! 😊
    Beijinhos

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Olá, Mariana!
    Por acaso utilizo o asana e ainda não tive razão de queixa mas esse parece bem interessante! 😊
    Beijinhos

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha ouvido falar no asana! Tenho que investigar. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Não conhecia mais achei interessante.
    Obrigada por seguir o meu blog,já estou te seguindo também.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  13. desconhecia completamente mas vou ja instalar, parece-me uma excelente app

    obrigada pela partilha,

    beijo

    Mimi in the Mirror

    ResponderEliminar
  14. Confesso que não conhecia mas obrigada pela dica.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.