Um Dia De Trabalho Como Blogger

sábado, setembro 07, 2019
Olá pessoas!
Para quem não é blogger e é somente leitor, escrever um blog parece ser uma tarefa simples. Seria tirar fotos e escrever artigos, certo? Errado! Ser blogger envolve muito mais do que ter um site limpo, tirar fotos bonitas e escrever sobre o que queremos. Ter e manter um blog exige grande habilidade de organização, paciência, gosto pela atividade e muita, mas mesmo muita força de vontade. Se assim não fosse, não haveria tantas pessoas a desistir dos seus blogues passado um ou dois anos ou a terem de fazer pausas que podem durar meses (que foi o meu caso). Sendo assim, o que é que uma blogger faz no seu dia a dia? Que tarefas cumpre, quanto do seu tempo é realmente ocupado pela produção de conteúdo e qual o processo por detrás de cada artigo que escreve? Obviamente a rotina de cada blogger é diferente e nem todos os bloggers executam a mesma tarefa da mesma forma, esta é apenas a minha rotina e aquilo que costumo fazer e que se mostra ser a mais eficaz para mim. Se fores blogger, conta-me nos comentários como é que a tua rotina diverge da minha e que outras coisas costumas fazer e que referes como “blogger work”.
Para manter o artigo o mais realista possível, vou literalmente descrever a minha lista de tarefas de hoje e o que estive a fazer antes de começar a escrever este artigo e o que se vai seguir após acabar esta parte.

A primeira coisa que faço após ligar o portátil é ler os emails. Isto já é um hábito, nem está na lista de tarefas porque já o faço por piloto automático. Após isso feito, comecei pela primeira coisa na minha lista de hoje que era preparar novos artigos. Nesta fase de criação de conteúdo tenho que rever o meu calendário do computador para verificar que artigos vão ser publicados num futuro próximo.


Nesta fase apenas tenho a data e o título do artigo e uma ideia muito geral do que vai constar nesse artigo. Passo então a escrever em formato bullet point as ideias essenciais de cada artigo, uma ideia geral das fotos que vou tirar e utilizar, penso num call to action e ainda faço uma pequena checklist para ter a certeza que fiz tudo o que era preciso fazer para garantir um artigo com a qualidade adequada. Para tudo isto, gosto de utilizar o Trello, uma ferramenta muito famosa entre bloggers estrangeiros e que é realmente útil, não apenas para bloggers, mas para outras áreas da vida. Já tenho planeado dedicar um artigo completo a esta ferramenta, por isso, fica por esse lado!

UPDATE: O artigo sobre o Trello já está disponível!
Ler também: Trello| O Que É E Como Usá-lo Para Organizar O Teu Blog


Próxima tarefa: tirar fotos para os artigos que acabei de preparar. Gosto de planear cenários e ter a certeza que as cores combinam e se complementam de forma a criar uma foto com aspeto limpo, mas com alguma cor e vivacidade. Não gosto de usar o mesmo cenário para artigos diferentes. Mesmo que encontrem dois cenários parecidos em artigos do meu blog, nunca são exatamente os mesmos. Gosto de usar diferentes objetos e de brincar com os ângulos de forma a que cada foto seja única e se encaixe na estética do Wonder. Tiro fotos com o meu telemóvel, visto que não tenho uma camera e edito as fotos no Lighroom para telemóvel. A aplicação do Lightroom, para além de gratuita, não diferencia assim tanto da versão paga, o que é conveniente para bloggers numa budget mais apertada. Após editar as fotos, posso finalmente transferi-las para o google drive e assim tenho acesso a elas em qualquer dispositivo.


Estou neste momento a tratar da terceira tarefa da minha lista, escrever os artigos. Por esta altura, após preparação e após tirar as fotos, tenho uma ideia sólida do que quero escrever no artigo e deixo apenas as palavras fluir, sempre com atenção aos bullet points que fiz anteriormente para ter a certeza que não me esqueci de referir nada. Daqui a pouco, vou reler o que escrevi duas ou três vezes até não sentir mais a necessidade de mudar o texto.
Gosto sempre de dar algum tempo para me afastar do texto original antes de o editar. Durante este tempo, vou estar a partilhar o conteúdo mais recente do Wonder por vários grupos de facebook para bloggers. Gosto sempre de escrever uma frase ou duas para dar contexto sobre o conteúdo que estou a partilhar, e normalmente coloco a minha foto preferida em primeiro lugar no artigo, para ser essa que surge quando partilho o link no facebook. Como dá para ver, nada é ao acaso, haha.
Agora vai ser o momento em que vou começar a editar os artigos e, como vou aproveitar para fazer o mesmo a este mesmo artigo, ele vai acabar por aqui.
Espero que tenhas gostado deste diferente género de conteúdo!


Era isto que esperavas de um dia de uma blogger? Se és blogger, como costumam ser os teus dias de trabalho?
Até à próxima!

25 comentários:

  1. O nosso dia é semelhante ao teu quando trabalhamos o dia todo no blogue :D

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  2. como te entendo!

    devo confessar que a minha rotina em relação ao blog já foi bem mais completa!

    NEW OUTFIT POST | ... ABOUT BEING BACK.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos fases. Neste momento tenho uma rotina bem estabelecida, mas agora com o início do semestre... veremos. :/

      Eliminar
  3. Olá. Também tenho um blog e sinto o mesmo "preconceito" de a maior parte das pessoas acharem que ter um blog é apenas escrever um texto, tirar algumas fotos e já está. Era bom que assim fosse.
    Eu deixei o meu blog por algum tempo, por pura preguiça, desorganização e por o meu telemóvel ter que ir para o arranjo 3 vezes, mas estou a tentar voltar,e a tentar ser mais organizada e a ter uma rotina.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrever um blog é realmente uma tarefa que exige imensa paciência e organização, nada fácil mesmo...
      Sê bem vinda de volta à blogosfera!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. É mais ou menos parecida, apesar de eu ter umas horas do meu dia para estar concentrada no blogue, já que o meu trabalho não permite muito mais!
    Um beijinho enorme **

    https://bauderecordacoes24.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te compreendo! Trabalho no verão e agora o início do semestre, vão ser raros os dias que posso dedicar completamente ao blog.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Isto de ter um blog não é nada fácil mas dá-me imenso prazer. No meu caso tenho de planear refeições, cozinhar, fotografar, escrever, editar, redes sociais, é mesmo muito trabalhoso mas gosto disto!!
    Beijinhos e bom trabalho.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem corre com gosto não cansa! É de facto trabalhoso, mas faria tudo de novo se fosse necessário. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Gostei imenso deste post. Ser blogger parece ser uma tarefa muito simples mas não é, requer muito esforço e trabalho e na maior parte das vezes nada disso é reconhecido.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, daí também ser preciso muita santa paciência, haha.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Quem não escreve num blogue não sabe o trabalho que dá escrever cada artigo. Escrevê-lo como hobbie ou como profissão é a diferença entre ser trabalhoso e ser um dia inteiro de trabalho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Não é a minha primeira prioridade (de longe) e sei bem o trabalho que dá... imagino os bloggers a tempo inteiro!

      Eliminar
  8. Olá, Mariana!
    Já sou blogger há alguns anos e, sim concordo contigo!
    Quem está de fora pensa ser muito fácil, conseguirmos estar sempre "on" e, organizarmos com o nosso mundo exterior… Basta haver organização, mas mesmo assim…
    Partilho um bocadinho contigo!
    Segui-te de volta :)
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior para mim é mesmo conseguir conciliar blog e a faculdade. Dou muito mais prioridade ao curso, mas fico triste de ver o blog inativo. É mesmo questão de uma melhor organização!
      Obrigada pelo apoio. <3
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Mariana! Gostei muito de acompanhar o teu dia como blogger. Identifico-me de forma bem similar com o teu processo de preparação de escrita! Beijinhos,
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom saber que temos um método de trabalho idêntico!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. obrigada pelo comentário <3
    adorei saber como te organizas aqui para o blog :D

    www.pinkie-love.com

    ResponderEliminar
  11. gostei deste conteúdo bastante diferente do habitual.
    Eu numa coisa sou diferente, quando tenho as ideias normalmente gosto de tirar as fotos primeiro e escrever o post depois.
    Não conhecia essa aplicação famosa entre bloggers que falaste mas fiquei curiosa.

    http://arrblogs.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz que tenhas gostado!
      Vou dedicar um futuro artigo a essa aplicação, fica atenta, acho que vais gostar, hehe.

      Eliminar
  12. gostei muito de ler a tua experiência enquanto blogger :)
    eu sinto que, apesar de ser uma blogger relativamente consistente desde que tenho o blog (quase 2 anos) as publicações vão fluindo com relativa facilidade porque posto maioritariamente sobre restaurantes, atrações e entretenimento e como dou a minha opinião e relato acontecimentos reais é mais fácil do que procurar um tema e desenvolver sobre ele. de qualquer forma também me preocupo sempre em fotografar todos os locais que visito (para memórias e para o blog) e às vezes passo tardes/noites inteiras a escrever e re-escrever posts até ficarem do meu agrado e sentir que estão tal como quero :P dá trabalho mas eu acho muito recompensador!
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diferentes géneros de blogs remetem para diferentes métodos de trabalho!
      De vez em quando também visito sítios fora do normal e gosto de os mostrar por aqui, mas é raro, porque nem sempre tenho a possibilidade de passear tanto. :)
      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.