Como Parar de Procrastinar| 5 Dicas para Atingir a Produtividade

terça-feira, novembro 29, 2016
Olá pessoas!
Não sei quanto a vocês, mas eu sou uma pessoa bastante preguiçosa e por vezes tenho algumas dificuldades em cumprir com as minhas tarefas, mas quando reparo que a minha lista de coisas a fazer se torna maior a cada dia, é quando sei que tenho de parar de procrastinar. Também sei que grande parte das pessoas tem uma grande dificuldade em focar-se e em terminar as suas tarefas, eu sou definitivamente uma destas pessoas, portanto hoje eu decidi partilhar convosco 5 dicas que vos podem ajudar a concentrarem-se e a cumprir com tudo o que precisam de fazer!

A primeira dica que vos vai ajudar imenso é se tiverem um projeto maior ou um trabalho para entregar, separem as vossas tarefas. Eu ouvi falar nisto à pouco tempo, mas já experimentei e realmente funciona. Imaginem que têm de fazer um trabalho para uma disciplina e têm de o entregar daqui a duas semanas ou um mês, ou algo de género, o que vocês têm de fazer é prepará-lo aos poucos, por exemplo, hoje escrevem o título do trabalho, amanhã escrevem os tópicos da vossa pesquisa, no dia seguinte pesquisam sobre o primeiro tópico e assim seguidamente. Vão ver que é muito mais fácil se fizerem uma tarefa mínima todos os dias do que se tentarem fazer o trabalho todo de uma vez, pois estão mais focadas durante todo o processo do trabalho e não vai haver tanta tendência em desistir a meio.

 A segunda dica que tenho para vocês é pressão. Eu sei, eu também trabalho mal sobre pressão, mas se pensarem que têm alguém que está a depender da vossa parte do trabalho ou que está à espera da vossa parte da pesquisa, vocês vão instintivamente tentar terminar a vossa parte o mais rápido possível. O segredo é não quererem desiludir alguém ou atrapalhar o trabalho de alguém. Se puserem a pressão de alguém estar dependente de vocês, vão verificar que vão trabalhar mais depressa, nem que seja para não desiludir um familiar ou um amigo.

A terceira dica que até é bastante óbvia, cafeína. Se não gostarem de cafeína, bebam chá verde, Se isso também não vos agrada, experimentem uma bebida energética. Bebidas que vos dêem energia são um essencial não só para se sentirem um pouco mais motivadas, mas também para terem a energia para acompanhar a vossa motivação. 

A quarta dica é para ajudar aquelas pessoas com mais inseguranças, eu já passo bastante por isto e acho que ao me abrirem os olhos para este facto, ajudou bastante. Se são daquelas pessoas que pensam que não vão ser capazes de fazer um trabalho tão bom quanto todas as outras pessoas e que não vai valer a pena terminar o trabalho, porque não está nada de jeito, tentem esquecer isso. Não vale a pena perderem um elemento de avaliação apenas, porque acham que o trabalho dos outros vai estar melhor que o vosso,até porque grande parte dos trabalhos que as pessoas apresentam aos professores são trabalhos tirados do google ou da autoria de outro, mesmo que este não seja o caso não interessa, porque tu não podes ser boa a fazer tudo e se trabalhos simplesmente não são para ti, apenas pensa que se fizeres o trabalho e mesmo que não esteja o melhor, vais ter mais nota do que se não fizeres nada de todo. Se não fizeres nenhum trabalho, o zero na pauta é garantido, mas apenas o facto de fazeres o trabalho já te garante uma nota positiva.

A quinta dica é a mais difícil de atingir, é desligar o telemóvel, o computador, o tablet, tudo, desligarem-se completamente das redes sociais e da internet por umas horas para poderem terminar tudo o que esteja na vossa lista. Sei que é mais fácil dizer do que fazer, eu própria não consigo fazer isto grande parte das vezes, mas eu acredito em vocês e sei que com dedicação e força de vontade vocês vão conseguir, eu vou estar a apoiar-vos!

Estas foram todas as dicas que eu tinha para vocês, espero ter-vos ajudado e que vos tenha dado alguma inspiração para acabar aquele trabalho ou para estudar para um teste que tenham brevemente!
Gostava imenso que nos comentários partilhassem que outras dicas ou truques vocês gostam de utilizar para terem um dia produtivo.
Até à próxima!

2 comentários:

Com tecnologia do Blogger.