Como Sobreviver Aos Exames

terça-feira, maio 09, 2017
Olá pessoas!
Depois de quase uma semana desaparecida, finalmente consegui um pouco de tempo para escrever um novo post. Ironicamente, com alguns conselhos sobre aquilo que me tem ocupado grande parte do tempo e que me impossibilita de escrever para o blog mais frequentemente: exames.

Falta menos de dois meses para os exames e muitos de nós estão, neste momento, preocupados com os seus exames e já começaram a estudar, visto que desde o fim do período, até aos exames, não é assim tanto tempo.
Para quem ainda nem sequer começou o estudo ou para quem já se vĂŞ rodeado de livros, tenho alguns conselhos e dicas que vos podem ajudar com  exames, nĂŁo Ă© que vĂŁo conseguir um 20 certo, mas sei que pelo menos a mim, estas dicas ajudaram e mantiveram a minha sanidade mental em anos passados e tambĂ©m este ano.

1- O primeiro conselho que tenho é que, de todos, talvez o melhor, planeiem o vosso estudo. Contar as páginas que tem de estudar e dividi-las pelos dias que ainda têm para estudar, sabendo que vão precisar de alguns dias para revisão. Esta é a melhor maneira de garantir que quando o exame chegar, estarão preparados e que conseguir estudar todo o material a tempo, com uns dias restantes para as revisões.


2- Antes de começar qualquer seda de estudo, é bastante importante garantir que têm todos os materiais por perto e de fácil alcance. Caso contrário, apenas estarão a criar distrações cada vez que tiverem de buscar algo que precisam.


3- Sempre me foi aconselhado a estudar num espaço limpo e arrumado, isto tem a sua lógica. Quando estamos num espaço limpo, imediatamente nos sentimos mais relaxados e quase que nos dá maio inspiração para trabalhar.

4- Depois de tantos anos de estudos, por esta altura já devem ter descoberto as técnicas de estudo que melhor funcionam convosco, mesmo que sejam diferentes para cada disciplina. Quer seja escrever resumos, sublinhar as partes importantes, ler em voz alta, ou todas elas, este é o momento de utilizarem as técnicas que vocês sabem que realmente funcionam e vos trazem melhores resultados.


5- Existe aquela ideia que estudar durante horas seguidas é a melhor solução, mas isso já foi contrariado. A melhor técnica é estudar por várias horas, mas intercalando este tempo de estudo com breves intervalos. Por exemplo, o que melhor resulta na minha opinião é, estudar durante 45 minutos e fazer uma pausa de 15 minutos. Desta forma não cansam o cérebro e os intervalos também ajudam a que retenham a informação que estudaram nos últimos 45 minutos.

6- Outro conselho que eu considero essencial: Não passem horas pela noite dentro a estudar! Não deixem de dormir as vossas oito horas para poderem estudar um pouco mais. O cérebro precisa de descanço, para além de que se tiverem descansado na noite anterior, o estudo é mais produtivo e rende mais, mesmo que seja por menos horas.

7- Por último, queria partilhar convosco uma aplicação que descobri apenas este ano, mas que me tem ajudado bastante a organizar o meu estudo. A app chamasse Todait e ajuda os alunos a organizar sessões de estudo diárias, mostra, estaticamente, o quanto é que o nosso estudo rende e ainda tem um modo de bloqueio, ou seja, a aplicação bloqueia completamente o vosso acesso a qualquer outra aplicação e até às notificações do telemóvel, algo fantástico para quem se distrai facilmente. Recomendo imenso a que experimentem a app, nem que seja para os testes deste último período. Ela é gratuita na Play Store, mas não sei se está disponível para dispositivos Apple, é uma questão de procurarem.


Espero que este post vos tenha sido útil e que façam bom uso dele! Também gostava de saber quais são os vossos melhores conselhos no que toca a estudar para exames!
Antes de terminar, só queria avisar que deixei uma mensagem importante no facebook do blog que deveriam ler se quiserem saber o porquê de estar desaparecida até mesmo das redes sociais, vou deixar o link AQUI.
Se preferirem uma versão resumida, a situação é que tenho exames no final do próximo mês que são bastante decisivos e, como já tinha dito antes, a escola é uma prioridade que vem primeiro que o blog, portanto eu vou continuar a publicar, não com tanta frequência, mas sempre que conseguir. Espero que percebam e que ainda estejam aí para o futuro deste blog!
Até à próxima!

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Ainda bem! O objetivo era mesmo esse e deixa-me bastante feliz que tenha sido Ăştil. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olha princesa, este post tinha-me dado um jeitĂŁo no tempo da escola :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que o post é realmente útil, mesmo que seja apenas para quem está em época de exames, haha.
      www.littlewonderlandxo.blogspot.pt

      Eliminar
  3. Gostei das dicas, sempre que estudo (todas as semanas) tenho que estar no meu escritório com tudo limpo e nada em cima da secretária senão distraío-me rápido. ehhe

    Estou quase nos 200 seguidores, vem fazer parte do meu blog :D
    http://beatriztriindade.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como eu, haha
      É ótimo que estejas tão perto de atingir os 200 seguidores, irei dar uma ajuda certamente!
      www.littlewonderlandxo.blogspot.pt

      Eliminar
  4. Boas dicas. Booa sorte nesta Ă©poca querida.

    Um beijinho no coração e bom fim de semana!

    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que achas-te o post Ăştil!
      Obrigada, bem que vou precisar, haha
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Devia ter pensado assim quando estudava hahah

    Beijinhos, Pirilampos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que também te desenrrascas-te bem!
      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.