Se não gostares de ti, ninguém gostará?

sábado, julho 15, 2017
Olá pessoas!
O post de hoje é um pouco diferente, podesse chamar uma espécie de desabafo.
Algo que vejo constantemente nas redes sociais são pessoas que afirmam que para os outros gostarem de nós, nós temos de gostar de nós mesmos primeiro. Do meu ponto de vista, isto está errado.

Alguém que tenha dificuldades em conseguir gostar de si mesmo, quer física ou psicologicamente, uma pessoa com depressão, não vê isto como uma motivação, mas sim como mais uma razão para deprimir. Apenas se vão sentir pior em relação a eles mesmos, pois agora estão convencidos que não existem pessoas que gostem realmente delas, pois elas não conseguem gostar de si mesmas. Na minha opinião, esta não é uma boa mensagem para espalhar, até pelo contrário, penso que mesmo que seja com as melhor das intenções, não estão propriamente a ajudar, mas sim a dificultar o processo.
A pressão para gostarem deles mesmos aumenta, assim como a frustração por não o conseguirem fazer, o que apenas vai piorar a situação para a pessoa em questão. Adquirir a confiança e segurança para dizer que gostamos de nós mesmos não é nada fácil, portanto tenham calma e não tentei forçar as pessoas com mensagens que vão apenas pôr mais pressão sobre a pessoa, lentamente e um passo de cada vez, se chega lá. Para além de que quando gostamos de alguém, gostamos dela por ela, não apenas porque ela tem muita confiança nela mesma. Se gostamos, quer seja amizade, amor, parente, apenas gostamos.
Antes de comentarem, quero que saibam que isto é apenas uma opinião e a minha perspetiva de ver a situação. Mas também gostava de saber qual é a vossa e o que pensam sobre isto.
Até à próxima!

4 comentários:

  1. Acho que é uma questão que não é muito linear, tens razão mas também é verdade que quem não aprende a amar-se com todas as suas qualidades e defeitos e aprende a gostar de estar na sua própria companhia, dificilmente é capaz de amar os outros, ser mais tolerante e não julgar.
    Uma das formas de tratar a depressão é mesmo essa, ganhar ferramentas para se sentir mais confiança e mais capaz.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente com o que escreves-te, mas não era bem esse o que queria dizer. Talvez me tenha explicado mal, mas o que queria dizer é que as pessoas pensam que precisam de gosar dela mesmas para que a sociedade em redor também goste delas. E eu acho isso uma ideia errada que se espalha. Provavelmente no me fiz entender com o que escrevi, peço desculpa.

      Eliminar
  2. Devemos amar todos apesar de seus defeitos, devemos enxergar suas qualidades, assim demonstramos o amor que Deus nos deu para todos. BEIJOS seguindo o blog
    http://encantosdasil.com/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.