O Que Nunca Te Disseram Sobre O Sono

sábado, março 30, 2019
Olá pessoas!
Sabes aquela sensação de adormecer depois de deitar a cabeça na almofada? Pois, eu também não. Uma hora sem telemóvel antes de dormir? Mais vale tentar dormir, mas não resulta e acabo por ir ao telemóvel por estar aborrecida. Quarto totalmente escuro? Yup, done. Continua a não resultar. Não beber café depois das seis da tarde? Café nunca me tirou o sono.
Por mais que siga todas estas dicas que, supostamente, nos ajudam a dormir melhor, comigo simplesmente nada disto resulta. Passo horas e horas a olhar para o teto à espera que o sono me possua. Se és alguma coisa como eu, sabes o quão frustrante isto é, especialmente quando vês o número de horas que vais dormir a diminuir cada vez mais.
Então, o que se pode fazer nesta situação? Podem não resolver o problema a 100%, mas tenho três dicas que talvez possam ajudar nas noites em que não consegues pegar no sono. São dicas que provavelmente ainda não sabiam, não as encontrei em nenhum artigo, foram dicas dadas por fellows que também têm dificuldades a adormecer e são dicas que me ajudam imenso. Espero que te ajudem a ti também!

Se não consegues mesmo dormir, levanta-te e faz outra coisa

Há mais de uma hora que te viras de um lado para o outro da cama? Então não insistas muito, apenas levanta-te e tenta distrair-te com outra coisa. Ver televisão, ler um livro, limpezas. Algo que não seja trabalho! Quando o sono se voltar a manifestar, volta para a cama.

Evita estudar/trabalhar na cama

Desde que larguei o hábito de estudar na cama, que adormecer não tem sido tão complicado. Quando se habituam a trabalhar na cama, o vosso cérebro associa a cama a foco e a trabalho em vez de a associar a relaxar e a descanso. Até pode parecer estranho, mas faz imenso sentido! Há quem até evite trabalhar dentro do próprio quarto para o efeito ser mais eficaz.

Banho de água quente

Esta dica mudou a minha vida. Se não tiveres sono, toma um duche de água bem quente. Isto vai fazer com que os teus músculos relaxem e deixa-te sonolenta. Um duche às duas da manhã? Que seja! Pelo menos sabes que vais dormir a seguir.

Estas são as dicas mais úteis que já ouvi para conseguir adormecer. Então e tu? O que fazes quando tens dificuldades a adormecer?
Até à próxima!

23 comentários:

  1. O ponto 2 é bastante importante! Eu na faculdade passo maior parte do tempo no quarto e no primeiro ano estudava na cama. Desisti disso porque à noite nunca dormia!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No secundário fazia o mesmo, tive mesmo que parar!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. O banho quente resulta sempre comigo! Ou então um chá, também ajuda 😊

    www.losingmamind.com

    ResponderEliminar
  3. Por acaso nunca fui pessoa de ter insónia... Raramente as tenho e quando isso acontece é porque dormi de dia, ou não gastei energia suficiente para estar cansada ao ponto de dormir! Quando isso acontece... bem, tento fazer qualquer outra coisa!

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. obrigado :D

    por acaso nunca tive problemas com o sono!!!
    ótimas dicas!

    NEW OUTFIT POST | THE MODERN VINTAGE!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Tenho bastante dificuldade para dormir, por isso antes de dormir faço uma limpeza de pele e relaxo com ducha quente. Esses pontos citados no post são importantes mesmo.

    Beijos

    https://www.quinzeprasnove.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim às vezes nem assim resulta. Maldita teimosia destas insónias!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. O banho de água quente ou ler ajuda-nos imenso a dormir!

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  7. Que boas dias, por acaso não tenho problemas em dormir, comigo é mais ao contrário.
    Beijinhos
    https://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Felizmente, nunca tive problemas em adormecer nem mesmo, em momentos de stress ou de excesso de trabalho. Não deve ser fácil estar na tua situação e espero que consigas encontrar métodos que te ajudem a "aterrar" mais facilmente. Apesar de não ter ainda experimentado, o Tim Ferriss (um guru do self improvement) partilhou uma receita de um "shot" que ele diz ser óptimo para ajudar a adormecer. Se puderes, espreita a dica dele!

    Beijinhos,
    Mara
    BLOG Há mar e Mara & Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar do senhor, mas espreitar esse shot dele, talvez me ajude em alturas mais desesperadas! Obrigada pela dica. :D
      Beinhos

      Eliminar
  9. Epah eu trabalho muito na cama por me sentir mais confortável mas se calhar é realmente melhor parar. Mas eu percebo realmente que dizes nunca fui boa para dormir e sei bem o que é ficar horas na cama a rebolar. Ultimamente deito-me mais tarde e com o cansaço acabo por adormecer, mas é só agora.
    Mas obrigada pelas dicas vou tentar seguir!!

    https://throughcathyseyes.blogspot.com/2019/05/e-se-o-heroi-perder-e-o-vilao-ganhar.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas melhores noites de sono a partir de agora, hehe. :D

      Eliminar
  10. Este tipo de ensinamentos é realmente muito importante. Às vezes são coisas simples que despoletam, a longo prazo, crises graves de insónias. Boa partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pequenos hábitos fazem toda a diferença no todo do nosso estilo de vida. :)
      Ainda bem que gostaste do post!

      Eliminar
  11. Sabe-me pela vida tomar um duche bem quente antes de dormir, adoro! :p

    https://filipa-goncalves.blogspot.com/2019/06/deep-blue.html

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.