O Que Eu Gostava Que Me Tivessem Dito Antes De Começar O Secundário

quarta-feira, janeiro 18, 2017
Olá pessoas!
Talvez não saibam disto, mas eu estou neste momento a frequentar o meu último ano de secundário e próximo setembro vou estar na universidade (o que é completamente de loucos) e posso dizer que estes três anos da minha vida, não foram bem o que eu estava à espera. 
Eu tinha montes de expetativas para o secundário, mas a verdade, é que a realidade é bastante diferente do que filmes ou novelas nos fazem pensar que será a experiência no secundário. (Quem é que está a ler isto e é do tempo dos Morangos com Açúcar?) Por isso, hoje vou contar-vos todas as coisas que eu gostava que me tivessem dito, antes do secundário.
Vamos começar?

1- Esta foi das primeiras coisas de que me apercebi, e a que me deixa mais triste. Se pensam que vão passar para o secundário e durante esses três anos vão manter o mesmo grupo de amigos, desenganem-se. Especialmente se forem para uma escola nova. Os vossos amigos vão para turmas diferentes, começam a fazer novos amigos, entram em relacionamentos, e vocês começam a ver o vosso grupo de amigos a diminuir com o passar dos meses.
Eu lembro-me de passar os intervalos do primeiro mês de secundário com basicamente toda a minha turma do ano anterior, e hoje, no segundo período do décimo segundo ano, passo os intervalos com duas ou três pessoas da mesma, e falo com poucos mais.
É muito assustador,eu sei, mas a verdade é que isto vai acontecer. Claro que vocês também vão conhecer novas pessoas e fazer novos amigos, que vão fazer parte do vosso grupo de amigos, mas mesmo assim, isto entristece-me.

2- No final do nono ano, os professores assustam os alunos que os professores de secundário são completamente diferentes, que não se vão interessar pelos alunos, que vão ser super rigorosos connosco, basicamente, estão lá para falar da matéria e pronto. Isto é uma grande mentira! Os professores querem saber dos alunos e são bastante dedicados a eles. Eu tive a sorte de calhar mesmo com uns dos melhores professores da minha escola e são pessoas fenomenais. Como é óbvio não vai ser assim com todos os professores, como tive a sorte de ter os melhores, também já tive o azar de ter os piores deles todos, mas grande parte são bons no que fazem, portanto não se preocupem muito com isso.

3- Não sei quanto a vocês, mas quando cheguei ao secundário, português era aquela disciplina que eu fazia 'a brincar'. Não me importava muito com ela, pois com pouco estudo tinha 13 sem problemas, o problema é que no décimo segundo, já não é bem assim. Para além de terem professores de português mais exigentes no décimo segundo, os próprios poemas e textos aumentam bastante a dificuldade e as perguntas básicas que antes se faziam nos anos anteriores, desapareceram. Ou percebem e analisam o poema na perfeição, ou vão dar-se mal, que é basicamente o que se está a passar comigo neste momento, pois as perguntas de interpretação são mesmo coisas de outro mundo e, desculpem a expressão, mas é verdade, "tiradas do cú".

4- Eu arrependo-me imenso de não me ter juntado a um clube ou atividade durante estes anos. É uma ótima maneira de passar o tempo livre a fazer algo que gostam e de conhecer novas pessoas. Neste momento faço parte da associação de estudantes da minha escola é pergunto-me o porquê de apenas agora participar em algo.

5- Eu acredito que sejam nestes anos que nós abrimos os olhos e nos apercebemos das pessoas à nossa volta. Lembram-se quando vos disse que o vosso de amigos vai diminuir? Esta é uma das razões. As pessoas transformam-se quando chegam ao secundário, umas para melhor, outras para muito pior e tornam-se pessoas com quem vocês não querem conviver. Também vão conhecer pessoas que simplesmente já nasceram assim. Penso que nestes três anos conheci as pessoas mais falsas e venenosas que alguma vez me apareceram à frente. Pessoas que não valem a pena o vosso esforço e, que infelizmente, vão ter que ver e aturar todos os santos dias.
Por outro lado, também vão conhecer pessoas fantásticas e com as quais vão manter uma amizade que vai durar o resto da vossa vida e que não vão querer largar.
Este parágrafo era só mesmo para dizer que durante o secundário, vocês vão conhecer as piores e as melhores pessoas da vossa vida.

6- Por último, mas de maneira nenhuma menos importante, organizem os vossos estudos, porque agora é a sério e o vosso esforço e dedicação durante estes três anos vai espelhar no vosso futuro. Se se desleixarem agora, vai pesar quando quiserem entrar numa faculdade ou quando procurarem emprego. Se até agora não se esforçaram o máximo nos estudos, agora é o momento para o fazerem, ou podem acabar por se ver perdidas no meio de tanta matéria nova e novas disciplinas.

Este post vai ficar por aqui. Tenho a certeza que me esqueci de muitas expetativas que acabaram por se mostrar mentira nesta lista, portanto se, aquelas que já estão a acabar o secundário ou que já o terminaram mesmo, partilhem as expetativas que vocês tinham quando chegaram ao décimo ano e que nunca aconteceram.
Eu espero mesmo que este post tenha sido útil especialmente para leitoras mais novas, prestes a entrar no secundário, pois eu sei que teria gostado de ter alguém que me tivesse dito todas estas coisas há uns anos atrás.
Até à próxima!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.