Como Usar O Teu Journal Para Self-Care

quarta-feira, agosto 28, 2019
Olá pessoas!
Como self-care é um tópico sobre o qual escrevo com cada vez mais frequência, e como continua a ser um tema tão importante falar e discutir no dia a dia, pensei em dedicar mais um artigo a este assunto, e provavelmente muitos mais virão. Este também não é o primeiro artigo que escrevo sobre journaling, no último expliquei a importância de ter journaling como uma hábito. Para hoje, pensei em juntar estes dois temas e encontrei algumas maneiras em como usar o nosso journal para self-care. Como já referi no último artigo sobre journaling, esta atividade pode ser usada para explorar os nossos sentimentos e pensamentos de forma privada e pode ser mais confortável do que conversar com outra pessoa. Algo que, admito, tenho ainda alguma dificuldade. Posso ser 100% honesta sem remorsos quando escrevo, sem ter o cuidado de ocultar partes para não magoar ninguém ou para não ser julgada. O que é fantástico.


É por me sentir tão bem após escrever no meu journal que me faz pensar que este simples hábito é, de facto, uma forma de praticar self-care. Com isto dito, vamos começar com as formas de usar o teu journal para self-care e se ainda não começaste um, talvez comeces a ponderar após ler este artigo.

Ler também: O Que É Journaling E Porque O Devias Incluir Na Tua Rotina

Explorar os teus sentimentos

Já referi isto brevemente no parágrafo anterior, mas não expliquei bem a importância disto. Acho que já todos nos encontrámos em situações que nem sabíamos bem como reagir ou sequer como pensar. Esta situação ocorreu, e agora? Às vezes nem o conseguimos traduzir por palavras faladas, por isso é escrever sobre isso ajuda tanto. Escrever sobre os nossos sentimentos e pensamentos permite que nos exploremos a nós próprios.

Limpa a tua mente

Outra forma de dar bom uso ao nosso journal é usá-lo para limpar a mente. Existem dias ou semanas em que a nossa mente não se cala, 1001 pensamentos estão ao rubro lá dentro e nem nos deixa descansar. Quando estou nesta situação, agarro num bocado de papel, nem tem que ser o journal propriamente dito, e escrevo cada pensamento que me passa pela cabeça. Nem é um texto coerente, nem sequer faz sentido nenhum o que fica escrito, mas isso não importa, o que realmente importa é o sentimento de mente vazia logo após este exercício. Um autêntico alívio.

Escrever sobre coisas positivas na tua vida

Notei um certo padrão naquilo que escrevo no meu journal. Que apenas escrevo sobre problemas, os tais nós na minha mente, ou então os tais despejos de pensamentos. Quando me apercebi disto, comecei a ver o meu journal como um caderno de negatividade. Aquilo que é exatamente o oposto do propósito original do caderno. A solução era simples, em vez de usar o journal apenas para armazenar as partes negativas da minha vida, também o uso para as partes positivas. Em vez de escrever apenas quando estou triste, também comecei a escrever quando estou feliz e a explorar o que causou toda essa felicidade. Desta forma, o meu journal tornou-se numa esfera muito mais equilibrada na minha vida. Recomendo imenso esta prática!

Visiona os teus sonhos

Cada vez mais se ouve falar sobre a importância da visualização. Atenção! Não é o mesmo que meditar, de facto, nada tem a ver, embora muitas vezes vejam estes dois conceitos relacionados. Quando se fala em visualização, falasse em visualizar o futuro que tu queres. Imagina-te no futuro que tu queres ter, no emprego que queres, a ter sucesso e variadas conquistas, na casa que sonhas ter. Tudo isto tem importância para reencontrar aquele foco que precisamos todos os dias. Esta visão torna-se ainda mais real quando escreves sobre ela, descrevendo aquilo que vês para o teu futuro. Agora não é apenas uma visão, mas sim uma folha física do teu journal e, de certa forma, é um pouco mais real.


Escreves um journal? Como o costumas usar?

6 comentários:

  1. Servir um bocadinho como diário.. Eu uso a minha agenda para apontar algumas coisas importantes que vão acontecendo
    Comecei a seguir!
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar
  2. São ótimas dicas. Eu costumo escrever diariamente num caderno da gratidão em que respondo às seguintes questões. "Hoje estou grata por:" "Coisas incriveis que aconteceram hoje:" "O que poderia ter corrido melhor:" "O que posso fazer para melhorar o dia de amanhã:".
    Ter este hábito mudou imenso a forma como vejo o mundo e tornou-me uma pessoa muito mais positiva.

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto do conceito dos cadernos de gratidão, apenas não acho que sejam para mim. Escrever apenas sobre as mesmas questões para mim não dava. Por vezes tenho que escrever sobre outras coisas para conseguir desatar os nós que andam nesta cabeça haha.

      Eliminar
  3. Self-care and self-nurturing are foundational to our well-being and effectiveness.
    Leland West Insurance

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes, this is true and that is why it is so important to share more its' importance!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.