Como Ser Organizada Durante Todo O Semestre E Como Ser Mais Produtiva

segunda-feira, setembro 10, 2018
Olá pessoas!
Por esta altura os caloiros das faculdades já sabem as suas colocações (parabéns a todos os colocados!) e os restantes dos estudantes universitários já se indagam como vão sobreviver a mais um ano. Testes, trabalhos, apresentações, mais trabalhos, debates, aulas às oito da matina, mais trabalhos, avaliações especiais e ainda mais trabalhos. A faculdade não é fácil, especialmente quando se é estudante e blogger a part-time, mas a verdade é que existe uma chave para o sucesso. A chave que te vai abrir portas para uma vida de universitária um pouco mais fácil e que permite que continues as fazer tudo o que adoras nos teus tempos livres. Organização.
Não sei quanto a vocês, mas organização continua a teimar a comigo. Por mais motivada que esteja, por mais que queira, deixo sempre que a minha atividade de eleição, a conhecida procrastinação, vencer-me. No entanto este ano tenho novas táticas e novos métodos que não fogem muito ao que eu sempre fiz, mas aperfeiçoados e são estas novas  táticas que vou partilhar hoje. Alguns destes métodos já todos estamos fartos de os ouvir, mas nunca é demais relembrar, outros talvez nunca tenhas pensado neles, mas podem fazer toda a diferença.
É uma lista comprida, o melhor é começarmos!


Eu não sei quantas vezes já referi a importância de termos um espaço próprio para o trabalho. Pode ser a tua secretária, a esplanada de um café, a biblioteca, etc. O local em si não importa desde que seja um sítio em que o teu cérebro reconheça como local de trabalho. É de evitar fazer qualquer género de trabalho na cama (sim, mesmo no inverno quando está frio!), esse deve ser o sítio onde apenas dormes e relaxas. Desta forma, quando fores para a cama, o teu cérebro já vai estar preparado para o teu descanso. Também é uma boa dica para quem tem maior dificuldade em adormecer à noite!
Ainda relacionado ao ambiente de trabalho, é importantíssimo manter o teu local de eleição o mais limpo e organizado possível. Por mais que eu diga a mim mesma “o meu quarto está desarrumado, mas tenho outras coisas para fazer, limpo isto mais tarde”, a verdade é que não me consigo focar enquanto pelo menos a área da secretária estiver arrumada. Fico mais tempo a olhar para a desarrumação do que a trabalhar. Isto é complicado especialmente para os estudantes, porque a vontade de simplesmente deixar que os cadernos e a papelada formem montes é muito aliciante. Eu própria sou culpada disto, mas não custa nada enfiar a papelada para uma gaveta para, pelo menos, ter espaço para o computador e trabalho muito melhor desta forma. Experimenta, vais ver que não custa!
Compra e realmente dá uso à tua agenda. Eu sei que também não me calo com a conversa das agendas, mas é realmente um essencial para qualquer universitário. Mesmo que penses “a minha memória não falha”, “tenho memória de elefante”, acredita, a tua memória vai falhar na faculdade. Não vais notar logo nos primeiros meses, mas vai acontecer, acontece a todos. E o método do anotar aqui ou ali, também não resulta. É mais simples e prático ter tudo o que é necessário relembrar numa agenda, tudo compactado num pequeno caderno. Acaba por ser um hábito que se vai construindo com o tempo, mas tenho a certeza que vais louvar a tua agenda quando te habituares ao seu uso.
O calendário dos nossos computadores é uma ferramenta de organização muito menosprezada por nós. Eu própria apenas me apercebi da sua utilidade há escassas semanas. Não é de alguma forma um substituto da agenda, mas é uma boa forma de colocarmos eventos, lembretes e muito mais à distância de um clique, para além que nos notifica uns dias antes! Eu comecei a utilizá-lo como o meu calendário de posts e lá também vou colocar as datas de futuros testes e trabalhos. A praticidade e a simplicidade do calendário digital são realmente as partes mais aliciantes aos utilizadores. É, novamente, uma questão de hábito, mas não custa nada tentar.
Nunca tinha pensado, nem no quanto sentido faz dividir o nosso tempo em blocos. Sendo mais explícita, qualquer pessoa tem, pelo menos, duas atividades na sua vida que são as que consomem mais tempo, no meu exemplo seriam a faculdade e o blog. Ora, é normal uma pessoa ter dificuldades em gerir o seu tempo quando tem duas ou mais atividades que ocupam tanto do nosso dia a dia, ainda mais o tempo que passamos com a família e os amigos, tempos preciosos e necessários à saúde mental de qualquer um. Daí a necessidade de dividirmos o nosso tempo em blocos, ou seja, dispensar de umas horas seguidas do nosso dia aos estudos e quando todas as tarefas dessa parte estiverem feitas, dedicar algumas horas a escrever e a manter o blog ativo. Espero que seja óbvio que estou a usar o meu caso como exemplo e também espero que a minha ideia esteja a passar. Basicamente, evitar o multitasking. Não é produtivo estar a estudar e ao mesmo tempo a pensar como vou começar o meu próximo post. O recomendável seria dedicar horas para cada uma das atividades.
Se fores uma pessoa visual como eu, vais adorar esta próxima dica. Arranja um quadro ou de cortiça ou um quadro branco que possas escrever e apagar para organização. Podes colocar lá os teus horários, a tua to do list da semana, datas de testes de trabalhos, projetos que tenhas em mente, é um infinito de ideias! Para além de também ser uma forma de teres toda a tua vida num pequeno espaço. Eu tenho um quadro de cortiça que, admito, tenho dificuldades em habituar-me a utilizá-lo devidamente, muitas vezes tudo o que lá está é o meu horário do semestre, mas quero mudar isso. É muito benéfico para a minha organização, pois sei que toda a minha vida está visualmente acessível num pequeno quadro e que dificilmente mais alguém vai perceber aquela confusão de post its (it’s an organized mess, i swear!).

Quais os teus truques para te manteres organizada durante o semestre/ano letivo? E quais destes já utilizas no teu dia a dia?
Até à próxima!

27 comentários:

  1. Este post é bastante útil para quem está de volta à faculdade, após uns aninhos (tipo eu). Parabéns, gostei muito.

    Beijinhos,
    Cláu.

    https://oblogclau.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz que te tenha sido útil!
      Boa sorte com o regresso à faculdade. :D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Excelentes dicas! Acho que uma agenda dá mesmo jeito, bem como dividir bem o nosso tempo. :D
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! Eu já nem me sei organizar sem uma agenda, haha.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Otimas dicas

    Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Óptimas dicas. Devia ter usado algumas quando estava na faculdade.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixam de ser boas dicas para organização em geral!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Aqui organização é tudo.
    Prazer em conhecer seu blog.
    janicce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito verdade! Sem organização torna-se impossível...
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Tudo boas dias, usava quase todas enquanto estava a estudar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. obrigada pelo comentário <3
    tantas dicas boas, adorei :D

    www.pinkie-love.com

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado, querida :)

    eu era absolutamente fã de organização e nunca nada me saía do controlo. Para mim o uso de agenda e de post-its era fundamental :D
    ótima dicas!


    NEW TIPS POST | EYE CREAMS TO SAY GOODBYE TO PUFFINESS AND DARK CIRCLES !!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho dado mais uso aos post its recentemente!
      Fico feliz que tenhas gostado. :D

      Eliminar
  9. Adorei as dicas =)

    R.: A marca bonté existe nas lojas Clarel =)

    ResponderEliminar
  10. Foram dicas excelentes, não só para estudantes mas também para quem trabalha, como é o meu caso! :)

    Beijinhos,

    Daniela
    https://www.palavrapadrao.com/

    ResponderEliminar
  11. É provável que sim :( o importante, contudo, é tratarmos bem essa área e deixá-la bem hidratada!
    Fiquei muito curioso com o produto da kiko :o Faz imenso tempo que quero experimentar a linha de skin care deles! A minha mãe já usou um conjunto de produtos deles que foi dos que mais gostou!

    NEW FASHION POST | TREND ALERT: THE ANIMAL PRINT MANIA
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mim está mais do que aprovado! Aliás, tem-me ajudado imenso no combate contra os papos.

      Eliminar
  12. bons conselhos e dicas
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.