Como Encontrei A Skincare Perfeita Para A Minha Pele

sábado, maio 04, 2019
Olá pessoas!
No que toca a encontrar os produtos que funcionam melhor para a nossa pele, infelizmente, não existe uma receita simples que podemos seguir. No entanto, existem noções básicas que nos podem ajudar. A forma como encontrei a skincare perfeita para a minha pele foi um autêntico processo de try and trial. Foram anos a experimentar produtos até encontrar aqueles que realmente funcionassem na minha pele oleosa e que não tivessem reações adversas ao meu acne. Felizmente, consegui encontrar todos os produtos dentro da mesma marca de supermercado, a Cien. No entanto, o post de hoje não se vai focar nos produtos em si, mas sim nos tipos de produtos que funcionam melhor com cada tipo de pele. Antes de começar essa parte do post, quero voltar a referir que este processo é longo e demorado, honestamente, talvez nem tenha fim.
Mesmo que tenhas uma rotina que funciona, acabas por encontrar novos produtos que funcionam ainda melhor ou que sejam ainda mais eficazes e acabas por alterar toda a rotina. De momento, esta é a rotina que melhor está a funcionar para a minha pele, mas, talvez, daqui a dois ou três meses alguns destes produtos serão substituídos. O que realmente interessa é que os produtos que estás a usar contenham os melhores ingredientes ao teu tipo de pele. Para isto, primeiramente, convém saber qual é o teu tipo de pele: oleosa, seca, sensível ou normal. Por exemplo, a minha pele é oleosa com tendência acneíca, por isso, prefiro produtos sem óleos e hidratantes que tenham ação reforçada sobre o acne, para além que não posso dispensar do tónico! Eu vou assumir que já tens uma noção das especificidades da tua pele e passar este ponto à frente.
Agora sim, como podes construir a tua rotina de skincare perfeita.
Começando pelo primeiro passo, lavar a cara. Os tipos de produtos ideiais a cada tipo de pele seriam:
-cleansers gentis para peles normais;
-cleansers sem alcóol ou fragrâncias para peles secas;
-cleansers em espuma ou em gel e sem óleos para peles oleosas, plus o uso de um tónico é essencial para o controlo da oleosidade!
-cleansers mais gentis e com poucos ingredientes, mas que estes sejam os mais naturais possíveis, para peles sensíveis.

O segundo passo é escolher um hidratante indicado. Mais uma vez, peles mais sensíveis devem ter em atenção que ingredientes são utilizados nos produtos da sua rotina, enquanto que peles oleosas devem evitar o uso de cremes gordos e, pelo contrário, peles mais secas devem venerar um bom creme gordo e usá-lo com alguma frequência.
Terceiro passo, a qualquer tipo de pele recomenda-se o uso de um protetor solar com SPF 30 (no mínimo!), especialmente nesta altura do ano em que os raios de IV estão a ficar cada vez mais altos.
O quarto passo, mas tecnicamente o primeiro na rotina de noite, é desmaquilhar. Isto é essencial a qualquer tipo de pele. Usar um bom desmaquilhante que retire toda a maquilhagem e impurezas para a pele poder respirar durante a noite. Atenção, o uso do desmaquilhante não invalida o processo de lavar a cara de seguida!
Como extras, existem os exfoliantes que são os melhores amigos para as peles oleosas, mas talvez não tanto para peles mais sensíveis, e as máscaras faciais que são também necessárias para manter uma pele saudável e com um aspeto luminoso.

Ler também: Máscaras Faciais: Qual A Ideal Para Ti
Espero que este guia básico tenha sido algo útil! Não te deves esquecer de outros passos numa rotina diária que ajudam a manter uma pele saudável, como beber água, manter uma dieta equilibrada e dormir horas suficientes todas as noites!
Que produtos costumam utilizar na vossa rotina?
Até à próxima!

2 comentários:

  1. Na verdade, os cleansers sem alcool e sem fragrância são bem mais para peles sensíveis que para peles secas. E as peles oleosas devem optar por géis com alguma exfoliação. Os tónicos são um passo essencial em qualquer rotina para qualquer tipo de pele. São eles que restabelecem o ph da pele e eliminam todos os resíduos da limpeza anterior para que a pele possa absorver completamente os cremes hidratantes.

    O essencial é seguir sempre estes três passos: Limpar, tonificar e hidratar. E sempre terminar com protetor solar como disseste e muito bem!

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos esclarecimentos e por completares o post. Não sou nenhuma perita, apenas partilho o que sei, e assim, até aprendo mais. :)
      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.