Como Melhorar A Tua Rotina Pós-Aulas E Porque Precisas De Uma

quinta-feira, maio 02, 2019
Olá pessoas!
Já todos fomos estudantes, alguns de nós ainda o somos. Todos sabemos o quão uma sesta até à hora de jantar se torna apelativa depois de um dia de aulas. Ou o quão fácil é acabar no sofá a fazer binge watch da nossa nova série preferida. Ou quantas vezes acabámos por fazer scroll nas redes sociais e quando demos por nós, já estava escuro lá fora. Vou admitir, ainda sofro de todas estas três de vez em quando, especialmente naquelas semanas sem testes ou trabalhos para entregar. No entanto, tenho feito um enorme esforço para impedir que a procrastinação ganhe a melhor de mim e tentei estabelecer uma rotina pós-aulas. Se se estão a perguntar se ter uma rotina tem algum uso, tem vários, sendo os principais a poupança de tempo, pois já sabemos o que é suposto fazermos a certas horas e que, por sua vez, vai resultar numa redução do stress, pois uma rotina funcional e eficiente dá aquele senso de segurança no nosso trabalho.
Hoje venho partilhar a rotina que tento manter após as aulas, embora devam ter em mente que as minhas aulas decorrem maioritariamente de manhã e apenas nalguns dias se prolongam até à tarde.. Com o meu horário atual, o mais tarde que chego a casa é às 17.30h, mas há pelo menos um dia por semana que consigo almoçar em casa. Provavelmente o teu horário não é igual ou sequer parecido, pode ser totalmente o oposto, ou seja, convém moldar a tua rotina consoante o horário que já tens estabelecido e, obviamente, não tens que seguir o que eu faço se não funcionar para ti.
Depois desta longa introdução e com todos os disclaimers feito, acho que é seguro começar o post!

Arrumar

A primeira coisa que gosto de fazer é tirar o tupperware sujo da mochila e colocá-lo junto à loiça que vai ser lavada. É aquela tarefa que faço assim que chego a casa, porque se assim não for, vou esquecer-me e, bem, só tenho um tupperware bom para levar comida e não quero correr o risco de levar um tupperware defeituoso e ter um acidente terrível.
Tento também arrumar o quarto e até fazer a cama. Há algo em ver um espaço limpo e organizado que me põe motivada. Porém, admito que este é o passo que me dá sempre imensa preguiça e que muitas vezes me faço de esquecida. Por mais difícil que seja para mim, estou a tentar melhorar este passo.

Relaxar 

Eu sou daquelas pessoas que não consegue chegar a casa e agarrar-se aos livros logo de seguida. Estou cansada, provavelmente esfomeada e até ensonada. Preciso de recuperar antes de começar. Por isso, tiro pelo menos 30 minutos para relaxar com uns vídeos no youtube ou um bom livro e para comer um lanchinho. Em dias em que o cansaço é maior, tiro este tempo para uma power nap.

Estudar

Com a moral mais ou menos restabelecida (depende do dia da semana), estou preparada para começar o estudo. Trabalhos de casa, leituras, passar apontamentos a limpo e outras tarefas. Aproveito o tempo antes da hora de jantar para adiantar todas estas coisas e verifico sempre a minha lista de tarefas que faço todas as manhãs.

Banho e jantar

Enquanto o tempo ainda está fresco, ainda prefiro tomar o meu banho de noite, não só para poder dormir mais 15 minutos na manhã seguinte, mas também para porque ainda está frio para tomar banho de manhã. Quando saio do duche, o jantar já está quase pronto.

Acabar tarefas

Já de barriga cheia, aproveito o tempo antes de dormir para terminar tarefas que deixei a meio durante a tarde e para preparar o dia seguinte.

Dormir a horas decentes

Como já perceberam por um post que escrevi há umas semanas, eu tenho imensa dificuldade em adormecer. No entanto, tento ir para a cama cedo, porque, quem sabe, ainda há um dia em que consiga adormecer cedo e dormir mais do que 5 horas! Sendo mais séria, ter uma rotina para dormir é tão ou mais importante como qualquer outra rotina. Tentar adormecer sempre à mesma hora e acordar também sempre à mesma hora dá balanço ao nosso corpo e ao nosso descanso.

Ler também: O Que Nunca Te Disseram Sobre O Sono

Espero que tenhas gostado deste post e que te tenha sido útil!
Qual a tua rotina depois das aulas ou depois do trabalho?

4 comentários:

  1. É mesmo muito importante ter uma rotina, faz com que tenhamos tudo sob controlo e que não andemos a stressar (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas!
    Gostei do teu cantinho, vou seguir :)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.