The Power Nap Theory

sábado, maio 18, 2019
Olá pessoas!
Alguma vez ouviram falar nas “power naps”, mais conhecidas por nós como “sesta”. Porém, chamar esta prática de simples sesta, é tirar-lhe todas as caraterísticas que motivam o termo “power”. Resumidamente, este género de sesta tem vindo a ganhar cada vez mais fama pela sua eficácia. A power nap ajuda a reduzir o stress, estimula a atenção e o foco, melhora a nossa performance, afeta a nossa produtividade (de forma positiva) e melhora a memória e o bom humor, para além que é uma melhor e mais saudável alternativa a ingerir porções exageradas de café durante a tarde.
Então, afinal, o que é que realmente precisamos de ter em conta ao utilizar a técnica da “Power Nap”? Vais encontrar a tua resposta aqui!

Duração

Tendo em conta que o sono é dividido por quatro fases e que o objetivo da power nap é dar energia suficiente para o restante dia de trabalho, dormir entre quinze a vinte minutos é o suficiente. Durante a power nap, é suposto apenas passarmos da fase um para a fase dois do sono, ou seja, conseguir descansar e recarregar baterias para o resto do dia, mas não entrar em sono profundo.

Timing

Também se deve ter em conta quando se deve fazer a nossa power nap. O ideal seria uma ou duas horas após o almoço, mas não depois das três horas da tarde. Novamente, dormir a sesta muito tarde, vai afetar a tua rotina de sono durante a noite.

Sítio

É importante escolher um sítio que seja, não apenas confortável, mas onde ninguém te vá perturbar. Estes vinte minutos vão ser essenciais para o resto do teu dia e ninguém deveria perturbar-te durante esse tempo. Ter também em consideração que o sítio deve estar escuro e que devias livrar-te de distrações, fechar o portátil, tirar o som do telemóvel, etc.

Dicas extra

Podes e até deves beber café imediatamente antes da sesta. O café demora cerca de quinze a vinte minutos a fazer efeito e este é exatamente o tempo da power nap. Vais obter melhores resultados desta forma e acordar já energizada pela cafeína.
Infelizmente, pessoas que sofrem de insónias (como eu em épocas de maior stress), não deveriam praticar power naps, pois vai dificultar ainda mais o sono durante a noite. Façam-nas apenas em caso de extrema necessidade!
Não te esqueças de ativar o despertador para não acontecer aquela sesta de oito horas acidental, haha.
Assim que acordares, levanta-te logo, bebe um copo de água ou lava a cara para despertares e poderes voltar o trabalho.
É recomendado praticar a power nap três vezes por semana, no entanto, se sentires a necessidade, podes fazer mais vezes, visto que em alguns países é costume fazer uma sesta depois de almoço todos os dias.
Espero que este post te tenha esclarecido sobre as power naps. Se tiveres mais dúvidas ou informação a acrescentar, podes deixá-la nos comentários!
Já tinhas ouvido falar nas famosos power naps?
Até à próxima!

2 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar e quando andei na época de final de curso acabei por fazer algumas vezes, é um pouco mais eficaz que beber café e faz muito melhor.
    Beijinhos,
    Throwalense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por essa mesma razão que se está a tornar cada vez mais conhecida. É uma alternativa mais saudável aos infinitos cafés. :)
      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.