5 Escolhas No Teu Estilo De Vida Que Vão Causar Um Impacto Positivo No Ambiente

quarta-feira, junho 05, 2019
Olá pessoas!
Acho que é difícil simplesmente ignorar a crise climática que estamos a atravessar. Inúmeras notícias e chamadas de atenção são publicadas todos os dias. Inclusivamente ontem, dia 4, foi publicado um artigo no Observador sobre como a humanidade vai sobreviver apenas até 2050 se as alterações climáticas continuarem a este ritmo. Precisamos de agir, precisamos de mudar os costumes que uma era consumidora nos habituou. É verdade, as principais causadoras desta crise climática são as grandes fábricas e empresas, mas nós o cidadão, o cliente, o consumidor também suportamos esta crise e este facto não pode ser simplesmente omitido quando culpamos o governo e o capitalismo pelos míseros anos que restam ao planeta terra. A semana passada foi publicada uma notícia no instagram da Comunidade de Cultura e Arte que cerca de 80 mil beatas foram recolhidas do chão de Aveiro no período de uma hora.

Fonte: Instagram da Comunidade de Cultura e Arte

Após as manifestações climáticas, muitos manifestantes deixam os seus cartazes no chão no meio da rua ou ao lado de caixotes do lixo. Existem muitas fotos que mostram isto. Não podemos apenas culpar os grandes, quando nós, os pequenos, também nada fazemos pela causa. Uns são ativistas, outros não querem saber e ainda existem aqueles que querem ajudar e não sabem bem como. Este post é para os últimos. 5 escolhas no teu estilo de vida que vão causar um impacto positivo no ambiente. São coisas simples para os mais perdidos, se já fazes todos estes, existem dezenas de outras formas de ajudar que são facilmente incorporadas na nossa rotina, basta fazer uma pesquisa rápida. E que melhor dia para partilhar estas pequenas ações do que no dia do ambiente?

1- Não usar items descartáveis

Existem dezenas de alternativas a garrafas de plástico ou aos copos de papel que maior parte dos cafés usa, a preços muito baixos. Os sacos que os supermercados vendem para substituir os de plástico, custam cêntimos e são enormes. Estas são pequenas mudanças que fazem diferença num grande plano se todos contribuirmos.

Fonte: Instagram da Comunidade de Cultura e Arte

2- Usar transportes públicos sempre que possível

Percebe-se, nem sempre é possível evitar o uso do carro. Não deixa de ser um transporte prático para saídas mais rápidas e de curta distância. No entanto, sempre que tiveres a possibilidade, opta pelo transporte público, especialmente no que toca na deslocação para o trabalho ou faculdade.

3- Reduzir o uso de energia em casa

É daquelas coisas a que sempre fomos sensibilizados desde a escola primária. Desligar as luzes quando não estamos no quarto. Desligar televisões e consolas da ficha. Fechar a torneira quando estamos a lavar os dentes. São procedimentos básicos, mas às vezes parece que as pessoas ou faltaram as essas aulas ou que, com os anos, se vão esquecendo de coisas tão simples e que fazem toda a diferença.

Fonte: Instagram da Comunidade de Cultura e Arte

4- Comprar roupa em segunda mão

Honestamente, só tenho pena de a loja de roupa em segunda mão mais perto de mim ser em Lisboa, caso contrário, iria visitá-la com muito mais frequência. Estas lojas, para além de peças vintage e que estão novamente em tendência, também têm preços muito em conta e a roupa está num estado impecável (pelo menos grande parte dela). Já agora, vou pedir que deixem recomendações de boas lojas de roupa em segunda mão na zona de Setúbal. Não sei se existe sequer, mas se sim, por favor digam-me, haha.

5- Não deitar lixo para o chão

Eu acho que é apenas parvo ter que dizer a quem quer que seja para não deitar lixo para o chão. Isto deveria ser algo que toda a gente faz sem pensar duas vezes. Não existem baldes do lixo perto de ti? Guarda na mala ou no bolso até encontrares um ou até chegares a casa. Queres deitar fora a beata e não tens onde? Já existem cinzeiros de bolso e até para carros. Simplesmente não existem desculpas ou razões para deitar lixo para o chão. É um ato tão inconsciente e que pode ser evitado de mil e uma maneiras diferentes. Simplesmente não existe qualquer razão para deitar lixo para o chão, é apenas ridículo.

Fonte: Instagram da Comunidade de Cultura e Arte

Estas são opções que realmente todos podemos incorporar na nossa rotina sem fazer grande diferença nela, mas faz uma diferença enorme no ambiente.
Que outros hábitos adotaste para ajudar o ambiente?
Até à próxima!

6 comentários:

  1. Os sacos de compras foi fácil de substituir, agora há outras opções que são difíceis de colocar no dia a dia.
    Nunca deitei lixo para o chão, eu não percebo porque o fazem, ando várias vezes com lixo nos bolsos e na mala para quando tiver um caixote perto, não custa nada.
    E então nas praias (já que on verão está aí à porta), as pessoas gostam de chegar a uma praia cheia de lixo? Não! Então porque deixam lixo lá por todo o lado?! Enfim.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver praias cheias de lixo é das coisas que mais me causam frustração. Como é possível haver pessoas com tão pouca noção? O pior é ainda ouvir "Já está com tanto lixo, mas uma garrafa não faz diferença". Horrível.

      Eliminar
  2. Temos todos de agir! Não é pensar "para a próxima faço direito"...

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, pequenas mudanças na nossa rotina são necessárias e é para ontem que o planeta não espera!

      Eliminar
  3. Muito obrigado, Mariana :D
    Acabou de sair :D

    Completamente de acordo. Ando cada vez a ser consciente no meu dia-a-dia!

    NEW CITY BREAKS POST | MARRAKECH TRAVEL GUIDE ✈✈!!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é fantástico! Se todos contribuirmos um pouco, já faz toda a diferença. :)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.