10 Razões Pelas Quais Não Estás A Ganhar Peso

sábado, julho 06, 2019
Olá pessoas!
O ano passado escrevi um artigo intitulado “10 Razões Pelas Quais Não Estás A Perder Peso”, e nesse artigo, o comentário mais repetido é o pedido para escrever o artigo reverso, ou seja, “10 Razões Pelas Quais Não Estás A Ganhar Peso”. Entretanto o blog esteve em pausa e outras ideias surgiram e este pedido foi ficando para trás, até me cruzar novamente com o primeiro artigo. Depois fiquei meio hesitante, porque percebo que existem muitas pessoas com o problema inverso, mas a verdade é que o artigo que iria escrever iria ser baseado única e exclusivamente por pesquisas na internet. Ao contrário do que aconteceu com o primeiro artigo, não teria a experiência própria como suplemento ao artigo. Comecei a fazer uma pesquisa de qualquer forma. Encontrei algumas formas que realmente pareciam legítimas e que, pelo menos, fariam sentido funcionarem. Sendo assim, decidi ceder ao pedido das mulheres que solicitaram ajuda e estou então a escrever este artigo. Como já disse muitas vezes, eu não sou nutricionista, não sou nenhuma profissional do fitness e, desta vez, nem experiência própria tenho. Acho que é necessário ter isto em mente enquanto lê este artigo. Finalmente, e para acabar esta introdução, espero que aqui encontres alguma dica que realmente te possa ajudar. Alguns destes métodos são menos tradicionais do que outros, mas espero que sejam realmente úteis para alguém. Vamos começar?

Ler também: 10 Razões Pelas Quais Não Estás A Perder Peso


1- Não mudaste a tua dieta

Parece quase óbvio, mas se a tua dieta atual não te faz ganhar peso, provavelmente são necessárias mudanças. É neste segmento do artigo que eu vou recomendar a visita a um nutricionista para que as mudanças feitas sejam realmente apropriadas para ti e para o teu caso específico.

2- Não fazes exercício de todo ou só fazes cardio

Ao contrário do que se pode acreditar, desporto não é apenas para quem quer perder peso. No entanto, no caso de querer adicionar peso, apenas cardio não vai resultar. Neste caso, são os treinos de esforço que realmente vão ajudar, pois estes permitem que ganhes peso em forma de músculo. Um peso que é muito mais saudável do que apenas a gordura.

3- Não consomes calorias suficientes

Penso que uma boa razão para não conseguires ganhar peso seja a própria desnutrição. Consumir os nutrientes essenciais do dia a dia é necessário para teres energia ao longo dos teus dias, mas se estás a tentar ganhar peso, talvez seja necessário adicionar mais umas quantas calorias à dose diária.


4- Só comes quando tens fome

Nem sempre se tem fome para comer. Por vezes, mesmo na hora da refeição, não se tem fome. Isso é compreensível, mas não uma desculpa para saltar refeições. Não sei o quão saudável realmente será obrigares-te a comer quando não tens fome, mas acredito que mesmo uma refeição mais leve seja melhor do que não comer de todo.


5- Comes as comidas erradas

Existe muito a falsa ideia que, se precisas de ganhar peso, podes comer todas as porcarias que quiseres sem consequências. Não é bem assim que funciona. Para além que, se realmente fosse verdade, o único peso que ganharias seria em forma de pura gordura, o que também não é bem o que se quer, penso eu. Ganhar peso da forma correta também envolve uma dieta saudável, da mesma maneira de como quando se quer perder peso, com a diferença que o número de calorias é superior e os alimentos base também são diferentes. Mais uma vez, para mais detalhes, o melhor seria consultar um nutricionista.

6- Não comes nada entre as refeições

Voltamos à pergunta se se deveria obrigar alguém a comer mesmo sem fome. Provavelmente não é a melhor ideia, mas talvez também devesse haver um certo esforço. Comer pequenos snacks durante as refeições pode mesmo ajudar a atingir o número de calorias necessárias a alcançar o teu objetivo.


7- Bebes um copo de água antes das refeições

Sim, ouvimos este conselho muitas vezes, mas apenas quando se fala em perder peso. O que este método faz é reduzir o apetite antes da refeição para uma sensação de satisfação sem comer demasiado. Ora, se o que queres é ganhar peso, este método perde a sua eficácia, visto que te faz perder o pouco apetite que tens. Se este era um hábito que antes tinhas, é altura de parar de o fazer!


8- Não bebes leite

Leite é uma forma fácil de ingerir calorias extra quase sem dar por isso e uma boa opção para nutrir o corpo. Se realmente não sentes fome entre as refeições, um copo de leite é um bom partido.

9- Fumas

Acho que não é nenhum segredo que fumar reduz o apetite. Se tens este hábito, provavelmente é uma das razões pela qual não estás a ganhar peso. Não digo para cortar o tabaco de uma só vez. Não é um processo fácil. Começa apenas por reduzir o número de cigarros ao dia e já deves notar diferença no teu apetite.

10- Usas pratos muito pequenos

Também fiquei um pouco confusa quando li sobre isto, mas realmente faz sentido. Se usas pratos muito pequenos, mesmo que o enchas, não é assim tanta comida como parece. Com pratos grandes, as pessoas têm por tendência a encher o prato com mais comida do que o costume, partindo do princípio que realmente comem tudo o que metem no prato, acabam por comer mais.


Afinal, quantos destes erros fazes? Que outras dicas tens para quem está a tentar ganhar peso?
Até à próxima!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.