A Minha Rotina De Estudo| Estudar Para Os Exames

sábado, maio 12, 2018
Olá pessoas!
Estamos prestes a entrar numa época que é decisiva para qualquer estudante. Para os estudantes de secundário, esta é uma fase final e fase de exames e para os universitários, o mês de maio é sempre dos piores. Por ser uma época difícil para todos nós, pensei que fosse uma boa ideia partilhar algumas dicas de estudo que eu uso e aperfeiçoei ao longo dos anos e que eu sei que funcionam, pelo menos comigo já provaram o seu valor. Espero que consigam encontrar neste post algo que vos ajude e que vos facilite a vida nesta fase tão stressante!
Eu tenho uma certa obsessão com planeamento e gosto de ter tudo previamente pensado e delineado antes de começar o que quer que seja que eu esteja a fazer, e com o estudo não é diferente. Gosto de ter um plano do que vou fazer para ter a certeza que nada fica para trás e só assim é que consigo sentir-me verdadeiramente preparada para um teste, sabendo que tive um estudo cuidado. Mesmo que tenha estudado dois dias para um teste (ou nem tanto), ao planear o estudo e ao completar esse plano, sei que tenho tudo o que preciso e sinto-me preparada. Study smarter, not harder!
Facilmente nós nos desleixamos ao longo do semestre, especialmente quando temos tanto para fazer, algo acaba sempre por ficar para trás. No entanto, estamos a fazer um enorme favor a nós mesmos quando mantemos os apontamentos em dia ao longo do semestre/ ano letivo. Não sei quanto a vocês, mas eu uso apenas um caderno para todas as aulas e muitas das vezes os meus apontamentos mais parecem gatafunhos, por isso gosto de os passar a limpo e acredito que grande parte de nós faça o mesmo. O meu conselho seria não deixar que estes apontamentos de acumulem por semanas. Ao preocuparem-se com esta tarefa pelo menos uma vez por semana, ao organizarem os vossos apontamentos por cadeiras/disciplinas e ao manterem este hábito, vai poupar-vos imenso tempo nas alturas dos testes e até dos exames! Não precisam de escrever mais nada, basta ler o que já fizeram ao longo do tempo e até podem voltar a sublinhar as partes mais importantes.
Quando estão num estado de espírito em que não conseguem estudar e estão constantemente distraídos, tentem estudar fora de casa. Eu tenho preferência pela biblioteca da faculdade, pois tem um ambiente de trabalho e tenho mais facilidade em concentrar-me do que em casa, onde estou demasiado confortável (provavelmente de pijama também) e existem demasiadas distrações. Se seguirem este conselho, por favor, tenham a certeza que levam mesmo tudo o que precisam convosco! Não há nada pior do que chegar à biblioteca e passado pouco tempo aperceberem-se de que o carregador do computador ficou em casa e acabam com uma sessão de estudo desperdiçada e gastaram imenso tempo para nada.
Algo que me ajuda imenso com a minha concentração é música que não tenha qualquer letra. Na verdade, é qualquer música em geral. Se estudar enquanto oiço música, o meu cérebro, de certa forma, bloqueia a música e está focado apenas no que estou a estudar. Embora, nas alturas mais difíceis, em que sei que não posso mesmo distrair-me por umas horas, dou preferência a música que não tenha letra. Com isto não significa que tenha de ser música clássica, no Spotify consegui encontrar algumas playlists de músicas sem letra e que não desgosto nada de ouvir e que permitem que me concentre a 100%!
Não nos podemos esquecer nunca da arma secreta de qualquer estudante, a cafeína. Nas noitadas (porque estas são impossíveis de evitar), na época de testes, quando têm que ler aquele documento com 20 páginas e não conseguem passar do primeiro parágrafo, a cafeína vai lá estar para vocês. Mesmo que não gostem, mesmo quando pensarem que vão conseguir evitá-la, não vão conseguir. Eu já bebo café há uns anos, sempre adorei o sabor, mas conheço pessoas que não tinham qualquer hábito de beber café até chegarem à universidade e serem obrigados a isso, porque não existe outra maneira de mantermos os olhos abertos e a mente focada. Cafeína é a melhor amiga de qualquer estudante universitário!
Por último, quero advertir que estas dicas funcionam muito bem comigo e até podem funcionar com quase toda a gente, mas a verdade é que cada um de nós tem a sua maneira de estudar diferente e cada um de nós tem que saber qual é a estratégia que funciona melhor consigo mesmo. Este é todo um processo que até pode demorar anos, mas acho que é importante experimentarmos variadas formas de estudar até encontrarmos a que funciona connosco. Podem seguir todas as dicas e fazer exatamente o que uma pessoa que tem boas faz, mas não quer dizer que essas formas vão resultar convosco, embora não queira isto dizer que não possam aproveitar uma dica ou outra. Resumidamente, façam aquilo que sabem que resulta convosco, embora possam e devam integrar coisas novas, experimentar novas formas de estudar e até ir variando, até porque por vezes o nosso estudo pode ser aperfeiçoado com passos simples, é tudo uma questão de experimentação.
Espero que este post vos tenha ajudado e que se sintam mais motivados para esta época. Que dicas preciosas podem partilhar no que toca a estudo? E que outros posts relacionados à faculdade/escola gostariam de ver por aqui? Deixem as vossas sugestões nos comentários!
Até próxima! Follow my blog with Bloglovin

30 comentários:

  1. Com exceção da cafeína (porque não sentia qualquer diferença), também segui estas dicas. E sinto que sempre resultaram comigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que a cafeína não funciona em toda a gente, mas se não fosse pelo café, não sei o que seria de mim. haha.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Mariana! Umas dicas muito úteis. Invítote a passar pelo meu blog. Boa sorte com os exames!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste. :)
      Irei passar por lá com certeza!
      Obrigada, bem que vou precisar, haha.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu sou exatamente igual a ti: preciso me planejar pra estudar e se não estudo com planejamento, acabo sentindo que não estudei o suficiente. Inclusive, amei essa frase: study smarter, not harder. Vou aderir! Isso de estudar fora de casa eu nunca tentei, mas é uma boa ideia, vou ver se testo qualquer dia. E estudar com música sem letra é muito bom mesmo, parece que a gente fica mais calma, né? Adorei as dicas!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz que tenhas gostado e que tenha sido realmente útil!
      Boa sorte e espero que as dicas te ajudem. :D
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Muita sorte para os teus exames querida.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Espero que corram bem <3

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Blog | Youtube | Facebook

    ResponderEliminar
  6. Tirando o café, costumava usar os mesmos métodos! :)
    Quando queria estudar fora de casa, adorava ir para jardins se o tempo estivesse bom. E o engraçado é que sempre me disseram (e chatearam) que não devia estudar a ouvir música, mas sempre o fiz, adorava e ajudava a relaxar-me enquanto estudava.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tentei estudar sem música pela mesma razão, estavam sempre a dizer para o experimentar! Acabei por ficar meia hora a olhar para a parede e a viajar na maionese porque não me conseguia concentrar, haha.
      Nem toda a gente precisa da cafeína, eu cá adorava ser dessas pessoas, mas a verdade é que estaria perdida sem ela!

      Eliminar
  7. Olá!!

    Adoro escutar música quando estou estudando ou lendo algo.. muito bacana a sua rotina.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderEliminar
  8. Excelentes dicas, querida! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. por acaso já não passo por esses problemas, no que toca a exames. Contudo, tento ser organizada com o blog, planear, e afins :)
    Ser organizado é meio caminho andado para o sucesso como se diz
    beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato! Organização acaba por ser a palavra chave para tudo o resto, é uma questão de hábito. :)
      Quem me dera também já não ter que me preocupar com exames!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Desde que fiz o curso que me apercebi que muita coisa mudou desde então. Há muitas cadeiras feitas com testes e trabalhos, o que era completamente impossível na minha época. 2 dias para estudar? impossível!!!
    Eu só ia quando tinha a certeza que fazia a cadeira. Só quando o meu plano de estudo era cumprido é que me sentia preparada para ir. E nunca estudei para ter 10.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é mesmo o facto de os testes e trabalhos serem a única forma de avaliação! Sim, as presenças também contam, assim como algum trabalho que possa por acaso haver em aula esporadicamente, mas são percentagens que não chegam aos 10%. Estudar em dois dias para um teste agora torna-se completamente inevitável, exatamente por serem tantos testes, trabalhos, apresentações, leituras, algo acaba por ficar para trás não interessa o quão organizados somos. É inevitável. Para além que, desde que tenhamos um plano de estudo bem estruturado, se o cumprimos em dois dias ou em duas semanas, a diferença não é assim tanta. O importante é cumprir um plano com o qual sabemos que vamos ter sucesso. Se isto decorrer num espaço de dois dias, não quer dizer que estejamos a estudar para ter 10, só quer dizer que fizemos duas noitadas para conseguir a melhor nota possível e tentámos o nosso melhor.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Música também só consigo mesmo se for sem letra e bem suave! Tens aqui ótimas dicas. :D
    Beijinhos, The Fancy Cats | Japan Candy Box Giveaway

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não tenho problemas em estudar com música que contenha letra, só opto por música sem letra nos dias em que não me consigo concentrar por nada deste mundo. :b
      Ainda bem que gostaste!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Ter um método de estudo não é fácil, eu que o diga que sempre odiei estudar!

    Acho que as tuas dicas são muito boas!

    Beijinho e boa semana <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontrar o método de estudo perfeito para nós não é nada fácil, pode demorar anos ou até ir mudando ao longo dos anos!
      Acho que estudar, estudar, ninguém realmente gosta, haha.
      Fico feliz que tenhas gostado!
      Beijinhos e igualmente. :D

      Eliminar
  13. Já passei essa fase de exames, agora é só estágio. Mas seguia alguns desses conselhos, estudar na biblioteca da escola, cafés e redbull eram os meus melhores amigos haha

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal posso esperar por chegar ao meu estágio, mas ainda tenho dois anos antes de isso acontecer.
      Existe algo nas bibliotecas das escolas que criam sempre aquele ambiente de trabalho e nos deixam mais focadas, haha.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. oh pah sou uma pessima estudante

    zero rotina

    já era assim na licenciatura, continuei assim e quanto mais velha mais desleixada :O

    beijo

    Mimi in the Mirror

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada pessoa funciona da sua forma. Não é por não teres rotina que te faz uma má estudante! Se está a resultar, só quer dizer que tens a sorte de não precisares de uma rotina!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá tudo bem? Desconhecia o teu blog, e lá está mesmo eu deixando as minhas dicas no meu blog procuro por mais dicas porque sempre gostei de ler sobre estudos eheh. Neste momento tenho o exame de filosofia e sinto-me mais confiante que o ano anterior (estou a repetir o exame pois chumbei).

    Concordo com tudo o que disseste, sendo ainda estudante de secundário sinto muita pressão nos estudos porque lá está ninguém gosta de tirar notas menos boas. Outra coisa que tenho de dizer que somos idênticas é na organização, eu necessito organizar tudo senão fico totalmente apavorada porque depois parece que o tempo escasseia cada vez mais e com tanta coisa para ser feita jamais conseguirei..

    A minha agenda salvou-me e sempre me salva. Desde que o trabalho com o blogue evoluiu e a minha dedicação nas disciplinas também, há uma necessidade maior de poder controlar o máximo possivel. E claro nada melhor que o nosso amigo café nos acompanhar :)

    Caso queiras fazer algo em conjunto como bloggers, envia-me email :Beatrizcardigos@gmail.com
    Gosto de trabalhar com bloggers e quem sabe façamos algo a nosso gosto e engraçado para quem nos segue?

    www.meanddiamonddot.wordpress.com

    Um beijinho querida e gosto imenso do teu blogue

    ResponderEliminar
  16. A organização acaba por ser a keyword para um bom estudo, especialmente para os exames nacionais para os quais temos que estudar uma quantidade estupidamente enorme de matéria!
    Muito boa sorte para o teu exame, tenho a certeza que vai correr bem!
    Fiquei interessada e enviei-te um email. :)
    Muito obrigada pelo teu apoio. <3
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.