10 Razões Pelas Quais Não Estás A Perder Peso

Olá pessoas!
Não existe nada mais frustrante do que fazermos sacrifícios e dedicarmo-nos por completo a uma jornada sem ver os progressos desejados. Isto é o que pode acontecer na jornada de perda de peso. Esforçamo-nos imenso, fazemos o nosso melhor e não vemos qualquer diferença passado semanas. Tudo apenas porque estamos a fazer erros que, mesmo parecendo mínimos, fazem totalmente a diferença. Dietas extremas, por exemplo, são uma estrada sem saída. O resultado é uma angústia pela qual ninguém tem que passar, para além de apenas acabar na desistência passado pouco tempo.
Bem, eu não sou nenhuma especialista em fitness, nem em alimentação, mas não preciso de ser nenhuma das duas para vos poder dizer que dietas extremas e passar fome não resulta em nada. Apenas basta uma breve pesquisa na internet para chegar a esta mesma conclusão.
Hoje, vou partilhar convosco 10 razões pelas quais possivelmente não estão a conseguir perder peso e como podem tornar a vossa jornada mais fácil e mais produtiva para vocês. Estas são pequenas coisas que, quando comecei a ter mais em atenção, comecei a notar resultados quase imediatos, tendo em conta apenas a parte da alimentação.
Eu vou deixar pela segunda vez o aviso que não sou nenhuma especialista e não sou uma pessoa do fitness. Apenas gosto de ter mínimo cuidado com o meu corpo, especialmente porque tenho uns quilinhos que quero combater. Visto que não fazia ideia do que estava a fazer, fiz uma pesquisa na internet para conseguir algumas dicas básicas. Não sei nada sobre questões técnicas, nem ando a contar as calorias que como por dia.
Por outro lado, com este post também não estou a querer transmitir que tens de perder peso. Se te sentes confortável com o teu corpo e não sentes necessidade de mudar nada, não tens que o fazer. Eu tenho essa preocupação e sinto essa necessidade de mudar e segui vários métodos até finalmente conseguir chegar a um que resultasse, ou seja, o que vou partilhar convosco hoje, é o que funcionou comigo. Isto não quer dizer que funcione com qualquer pessoa, mas não custa nada tentar.
Com tudo isto dito, vamos então começar. Espero que gostem e que este post vos seja realmente útil!


1- O primeiro erro que eu penso que muitos de nós fazemos é comer snacks saudáveis em demasia. A mentalidade “se é saudável, não faz mal e posso continuar a comer sem limite” é errada. Por mais saudável que seja, continuam a ser calorias que estamos a consumir. Não que eu ache necessário contar cada caloria que consumimos (vou alongar este tópico mais à frente), mas temos que ter uma noção mínima e acreditem, o facto do snack ser saudável e vegan não é razão para o consumo excesso. É como sempre ouvi dizer, tudo o que é em excesso faz mal!
2- Continuando dentro do mesmo tópico do comer demais, tenta controlar as porções que consomes às refeições. Acontece especialmente quando é uma comida que adoramos, tendemos sempre a comer até não podermos mais, mas isto é um erro. Independentemente de ser ou não uma refeição saudável, deves ter em atenção à porção. Quando te sentires satisfeita e sem fome, termina a refeição. Tudo o que é preciso é auto controlo!
3- Não nos devemos privar da comida que adoramos. Eu acredito numa alimentação em que se come um pouco de tudo, sim isto também inclui toda a comida que supostamente faz mal. Houve uma fase que eu evitava todas aquelas tentações doces que habitavam nos armários cá por casa e tudo o que eu sabia que me ia fazer ganhar peso. Isto não me levou a lado nenhum. Foi quando comecei a ter uma alimentação mais descontraída, sem obcecar com nada que eu notei a perda de peso. Até hoje como de tudo um pouco, tendo sempre a atenção de não abusar e, para mim, esta foi o melhor procedimento que já tomei para a minha jornada.
4- Voltando ao tópico das calorias, na minha opinião, contar cada caloria que consumimos e ficarmos obcecados com essas contas é uma perda tempo e uma causa de stress. Eu sou contra a viver com limites tão estreitos e não é um estilo de vida que sirva para mim. No entanto, como já referi, isto são erros que eu já fiz, métodos que, comigo, não funcionaram, por isso, se vocês são pessoas que gostam de ter maior controlo sob as calorias que consomem, não vou ser eu a impedir-vos. Se gostam desse estilo de vida e se se dão bem com o mesmo, continuem!
5- Treinar sem um plano. Podemos ir ao ginásio ou praticar exercício em casa todos os dias da semana, mas sem um plano e sem sabermos o que estamos a fazer, não vamos ver os resultados esperados. Eu sempre tive a noção que não fazia a mínima ideia do que estava a fazer, por isso sempre contei com as pessoas da internet que realmente tinham conhecimento dentro da área. Eu acompanho os vídeos da Blogilates, ela faz playlists diárias com vídeos de workouts sendo que cada dia é possível treinar uma parte diferente do corpo. Para além de que a Cassey é uma ótima motivadora e faz-nos sentir umas autênticas power woman ao longo dos vídeos, recomendo imenso!
6- Comer refeições sem fibra suficiente e que não satisfazem realmente o apetite são uma autêntica bola de neve. Quando consumimos estas refeições com pouca fibra, vamos ficar com fome de qualquer forma, a não ser que comemos uma porção exagerada, o que vai levar ao consumo elevado de snacks ao longo do dia e acabamos por consumir calorias a mais. Só o facto de comer refeições pobres, vão automaticamente levar-nos a cometer outros 2 erros na jornada da perda peso. Faz uma pesquisa e descobre quais os alimentos que tu adoras e que são ricos em fibra para garantir uma refeição, não só satisfatória, mas como também completa.
7- Honestamente, perdi a conta à vezes que já referi os males de beber pouca água, um deles é mesmo dificultar a perda de peso. A água também enche e serve para enganar o estômago a pensar que está cheio. Ao beber um copo de água logo ao acordar e ao continuar o hábito ao longo do dia, sentimos um estômago satisfeito e não sentimos a necessidade de estar constantemente a petiscar.
8- Este erro não foi algo que eu cometi, até porque, mais uma vez, não sou uma especialista e não faço ideia do que estou a fazer, mas tudo se resolve com uma pesquisa na internet. Houve algo que encontrei em alguns artigos online e que achei importante referir aqui. Aparentemente existe uma tendência entre mulheres de evitar consumir proteínas, pois têm medo de ficar com um corpo demasiado musculado, quando não é esse o corpo que pretendem alcançar. Se isto também te preocupa, fica sabendo que não tens que ter esse receio. A verdade é que a proteína é essencial para quem quer um corpo magro e tonificado e não vai levar a um corpo musculado a não ser que usem a proteína para esse mesmo objetivo.
9- Continuando na onda de exercício físico, é importante esforçarmo-nos sempre que praticamos exercício. É muito fácil simplesmente fazermos exatamente a mesma rotina sem alterar nada, mas esse erro não te deixa chegar ao progresso. Se a rotina for sempre a mesma, o nosso corpo acaba por se habituar e já não vai estar a fazer esforço algum, o que faz com que não exista qualquer progresso. Temos que ter a certeza que alteramos os exercícios e com que intensidade os fazemos para garantir que continuamos a desafiar o nosso corpo!
10- Por vezes o problema não está nas calorias que comemos, mas nas calorias que bebemos. Podemos nem nos aperceber, mas tudo o que bebemos, também são calorias que estamos a ingerir. As bebidas com gás, sumos de fruta (que em grande parte têm imenso açúcar na sua constituição), álcool, cafés com natas ou bebidas do starbucks. Todos eles contêm calorias, mais do que nos apercebemos e afetam a perda de peso. Mais uma vez, não é algo sobre qual têm que ficar obcecados, mas é definitivamente algo para se ter em mente.

Estes são os erros que não me deixaram ver progresso na minha jornada, vocês também os cometiam? Porque outras razões vocês não viram progresso na perda de peso?
Espero que tenham gostado e que vos tenha sido realmente útil!
Até à próxima!

15 comentários:

  1. Confesso que algumas das coisas que falas-te não sabia mesmo, mas gostei bastante
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Não queres fazer uma publicação contrária, do tipo "10 razões pelas quais não consegues ganhar peso"? Eu agradecia e muito, é que esse é o meu verdadeiro problema... Mas foram ótimas dicas!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sugestão! Fica anotada. ;)
      De qualquer forma fico contente que aches as dicas úteis.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Não posso dar opinião porque o meu problema é engordar e não emagrecer mas tenho a certeza que este post vai ajudar muitas pessoas que não vêm o seu objetivo de perder peso cumprido.
    Beijinhos
    https://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me deram a sugestão de fazer o contrário deste post, um "10 razões pelas quais não estás a ganhar peso" estará a caminho para puder ajudar pessoas na mesma situação que tu. :D
      Beijinhos
      littlewonderlandxo.blogspot.pt

      Eliminar
  4. Não é que queira perder peso, mas é sempre bom saber sobre isto! Muito útil mesmo! :)
    Beijinho
    bea-blog-utifully.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como referi no post, não estou a impingir nada a ninguém, só quero ajudar quem precisa. :)
      Fico muito contente que aches as dicas úteis!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Confesso que um dos meus erros é não beber agua suficiente, desde que comecei a beber 2 litros por dia notei que perdi algum peso e sinto-me muito melhor.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A água ajuda imenso na perda de peso, eu também notei uma grande diferença!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Achei este post muito informativo! Confesso que já cometi alguns desses erros e quando os corrigi melhorei a minha condição!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Eu ao contrario de ti preciso de engordar. Acho que tu queres é sentir te bem com o teu corpo dai estares a fazer isto. Continuação de um bom trabalho
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho exactamente o problema contrário. Perco peso com muita facilidade, basta estar sujeita a mais stress ou saltar uma refeição, e é o suficiente!
    Bom domingo :)
    Blog Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  9. Regras todas a seguir... mas que eu sou demasiado preguiçosa para cumprir ahah. Ainda assim, para Novembro quero ver se perco uns kilinhos e este post ajuda muito nisso :)

    https://mywanderingdayss.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Nós somos o contrario, 10 razões pelas quais não ganhamos peso ahaha

    Beijinhos :D

    https://damselme.blogspot.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.