O Guia Perfeito Para Planear O Teu Mês

quarta-feira, março 20, 2019
Olá pessoas!
Ao longo dos anos, tenho desenvolvido esta minha obsessão por organização, ao mesmo tempo que tento encontrar a forma perfeita de planear os meus dias, semanas e meses. Let’s be real, muitas vezes nada corre como tinha pensado, mas tenho um grande gosto pela fase de planeamento de qualquer forma. Tive que experimentar várias técnicas, várias agendas diferentes e precisei de várias horas de paciência, mas penso que é seguro dizer que tenho guia perfeito para planear os meus meses (pelo menos, perfeito para mim)! Refiro-me ao mês, pois considero que o mês é sempre o mais complicado de planear por envolver tanta coisa, mas quando o conseguimos planear de forma organizada e a seguir todos os passos, planear as semanas e os dias seguintes torna-se muito simples.
Querem descobrir a minha receita para planear um mês de forma eficaz? Continuem a ler!

Material que utilizo

Acho que nem preciso de dizer que algo obrigatório é ter uma agenda. É este pequeno caderno que vos vai safar de pequenos esquecimentos e que vos vai auxiliar quando mais precisarem dele. Confiem, uma agenda é essencial para qualquer pessoa e não se vão arrepender de adquirir uma. Este ano eu decidi mudar um pouco e em vez de uma agenda, adquiri um planner na Stradivarius, apenas porque adorei o design, admito, mas é me igualmente útil. A qualidade que realmente aprecio em qualquer agenda ou planner é realmente ter uma ou duas páginas para cada mês do ano e depois visão de toda a semana numa página (ou duas) apenas. Gosto da ideia de uma página para cada dia, mas honestamente, na minha opinião, não se justifica.
Depois, é preciso canetas para poder escrever na agenda (duh!). Não sou muito esquisita neste departamento, a minha bic original funciona perfeitamente. No entanto, também gosto de aplicar a técnica de colour coding. Tenho canetas de várias cores e cada representa um aspeto da minha vida. Tenho uma cor para cada cadeira que estou a fazer na faculdade, uma cor para o blog, uma cor para pequenos recados, outra para consultas… acho que estão a perceber a ideia. Na verdade, integrei esta técnica há pouco tempo e tenho a dizer que estou adorar este next level de organização. Especialmente, porque conseguimos perceber de uma forma mais visual onde investimos o nosso tempo. Para além de canetas, o único outro material que não dispenso são post its. São ideias para fazer listas mais detalhadas de tudo o que tenho a fazer semanalmente.

Bucket list

A primeira coisa que gosto de fazer é rever a bucket list que fiz no início do ano e perguntar-me, “o que posso fazer este mês?”. Torna-se mais fácil realmente completar a nossa lista anual quando apontamos uma tarefa para uma altura específica. Se conseguirem logo escolher um dia para completar a tarefa, ainda melhor!

Datas importantes

De seguida, há que verificar as datas importantes. Aniversários, datas de testes, datas de entrega de trabalhos, saídas ou eventos que já possam estar confirmados para certo dia e outros prazos de entrega. Tento apontá-los todos para ter a certeza que nada calha no mesmo dia e para também não me esquecer de comprar a prenda de anos de alguém, haha.

Eventos fixos

Depois, verifico todos os eventos que são normalmente fixos ao longo do ano, com isto quero dizer: aulas, dias em que publico no blog e o conteúdo que vai ser publicado nesses dias. Estes tendem todos a ser fixos, por isso também são os primeiros a ser colocados no meu google calendar. Nunca se sabe quando é que se vai esquecer em que sala se vai ter a próxima aula, não é verdade?

Fazer uma to do list

Neste passo é quando penso em todas as tarefas que tenho que fazer durante o mês, quer sejam relacionadas com a faculdade, com o blog ou outros pequenos recados e também incluir as tarefas que sejam necessárias para cumprir o objetivo da bucket list que verificámos anteriormente. É muito importante priorizar o que realmente é mais urgente nesta lista. Pensem nas três a cinco coisas que têm mesmo que fazer este mês, o mais cedo possível. Essas tarefas devem estar no início da lista!

Budget do mês

Este passo acaba por ser opcional, mas tornou-se importante para a forma como regulo o meu dinheiro. Gosto de criar um budget para todo o mês. Pegar no total de dinheiro que tenho e dividi-lo para necessidades (comida, por exemplo), para desejos que não são exatamente essenciais (saídas, roupas, etc) e poupanças. Comecei a utilizar o método 50/30/20 e tenho tentado manter-me dentro das suas regras, o que não quer dizer que funcione sempre, admito, mas é um método novo para algo que eu nunca estive habituada a fazer, ainda me estou a acostumar a ele. Se gostariam de saber mais sobre este método, vou dirigir-vos para um artigo que me ajudou imenso a perceber do que realmente se tratava e como o poderia realizar de forma simples, mas eficaz.

Estes são todos os passos que eu considero essenciais para planear um mês perfeito. Ninguém vos obriga a seguir estes passos, nem estou a dizer que têm que fazer o que eu faço, mas isto é o que tenho feito e o que realmente tem resultado comigo. Vocês podem personalizar este guia consoante as vossas necessidades e consoante as vossas ocupações.
Como costumam preparar um novo mês?
Até à próxima!

4 comentários:

  1. Amei o guia, realmente perfeito :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar
  2. Também adoro organização, estou sempre a limpar e arrumar o quarto [e a casa]
    beijinhos
    Fenix, It Style!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito que o meu quarto nem sempre é o mais limpo ou organizado, haha.
      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.