O Que É Journaling E Porque O Devias Incluir Na Tua Rotina

quarta-feira, março 13, 2019
Olá pessoas!
Alguma vez ouviram falar do conceito de journaling? Numa primeira perspetiva, pode dar-se o falso entendimento de um diário no qual escrevemos o nosso dia a dia. Tal como aqueles que tentávamos manter quando éramos crianças, mas que, na verdade, nunca deram resultado. Bem, a verdade é que um journal pode ser isso mesmo, porque um journal pode ser o que quer que seja que nós queiramos que ele seja. A diferença? Talvez o objetivo.
Journaling consiste numa forma de explorarmos quem nós somos, o nosso interior. Uma forma de percebermos o que realmente sentimos. Isto pode ser feito de várias formas. Podes de facto recontar a tua história e os teus dias, não deixa de ser uma forma de entenderes como te sentiste nesse dia e o que realmente aconteceu. Podes inclusivamente utilizar a escrita criativa, se não estiveres tão à vontade para confrontar o que sentes face a face.
Podes escrever uma história baseada num tema sobre o qual não tens a certeza como te sentes. Explorar esse tema ou sentimento a partir de uma personagem fictícia é, por vezes, mais fácil e mais simples. Outra técnica, e pessoalmente a minha preferida e a que efetivamente recorro, é responder a perguntas que, de facto, não são fáceis de responder. Perguntas que nos fazem pensar e podemos responder numa simples frase ou em duas páginas. O meu entendimento disto, é que é suposto transferir o nosso processo de pensamento para o papel até chegarmos a uma conclusão. Eu gosto de encontrar alguma inspiração para este género de perguntas no Pinterest, visto que por vezes nós próprios não temos noção quais as perguntas que são, para nós, difíceis ou não de responder. Quais as perguntas que nos fazem realmente ponderar, analisar e questionar a nossa pessoa e quem somos.
Outra questão é o porquê de ser um exercício mais benéfico se for feito em papel e caneta e a verdadeira importância de que assim seja feito. Na minha opinião, escrever é a melhor forma de fazermos uma verdadeira auto análise. Há coisas que são difíceis de explicar por palavras faladas, isto porque falar com alguém é algo espontâneo e imediato, enquanto que ao escrever, temos tempo para pensar. Podemos cometer erros, riscar, reescrever, apagar, mudar de ideias a meio do texto. No discurso falado nada disto é possível, uma vez dito, está dito. Para além de estes serem textos pessoais, ou seja, podemos ser sinceros a 100%. O objetivo é esclarecer-nos a nós próprios, a mais ninguém. Escrever o que sentimos e o que pensamos e como podemos lidar com tudo isso. Penso que isto seja algo que apenas devemos explicar a nós mesmos.
Finalmente, quais o verdadeiros benefícios do journaling?
Realmente journaling apenas apresenta pontos positivos para a nossa saúde mental e auto estima. Primeiro, porque é uma forma de aliviar o stress. Por vezes podemos nem estar numa situação de stress, mas é um sentimento constante. Muitas vezes isto é causado por sentimentos que nós não entendemos, que provavelmente evitamos sequer pensar sobre. Se os escrevermos e os debatermos em papel connosco próprios, podemos entendê-los melhor, chegar a um esclarecimento e consequentemente aliviar o stress que nos causava. O que nos leva ao segundo benefício, ao debatermos os nossos próprios sentimentos e pensamentos, estamos também a confrontar os nossos problemas em vez de os ignorar. Aprender a lidar com os teus problemas é também uma forma de os resolver. Por fim, vamos assistir a um aumento da nossa criatividade. Escrever é em si uma atividade criativa, sendo o texto de natureza criativa ou não.
Esta criatividade que vamos obtendo deste simples exercício vai, mais tarde, transcender para a realidade, quando tivermos que resolver problemas ou conflitos na mesma altura em que eles surgem. Vamos chegar a uma resolução mais depressa, pois já estamos habituados a fazê-lo. Na verdade, journaling apresenta uma infinita lista de prós, no entanto, achei que estes três são de facto os mais úteis e os que se apresentam com mais clareza e rapidez.
Alguma vez experimentaram começar um journal ou tinham um diário quando eram crianças? Estão a pensar começar?
Até à próxima!

2 comentários:

  1. Concordo!
    Também tenho um journal e adoro!
    Acho que nos permite, sobretudo, liberdade para fazer o que quisermos, sem restrições!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma razão para adorar este hábito. É a única forma de ter total liberdade de expressão.
      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.