Como Incorporar Self-Care Na Tua Rotina Em 10 Dias

sábado, maio 25, 2019
Olá pessoas!
Este tema já foi abordado neste blog inúmeras vezes, mas acho que nunca é demais fazê-lo uma e outra vez. Self-care é o aspeto das nossas vidas que é mais facilmente esquecido. Temos outras prioridades que nos parecem tão mais importantes, mas a verdade é que self-care é a base de todas as outras prioridades. Se não cuidarmos de nós e se não formos nós a ter a certeza que estamos na nossa melhor forma, como é que vamos ter sucesso nas nossas outras prioridades? Como é que vamos conseguir estudar para aquele exame se não temos uma rotina de sono que nos permite descansar? Como é que vamos conseguir aguentar dias de trabalho sem fim, se não existe outras atividades na nossa vida sem ser o trabalho?


O objetivo deste post é mostrar que incorporar self-care na nossa rotina é mais simples do que parece e também desafiar a completar estas nove coisas nos próximos dez dias. Se estiveres à altura deste simples desafio, vais notar que não vai querer mais nada. Não há nada que supere aquele sentimento de estarmos genuinamente bem. Este é um desafio que requer disciplina e paciência, mas tenho a certeza que o vais conseguir superar sem dificuldades. Força!

Evita fazer coisas que não gostas de fazer

Muitas vezes vemo-nos na posição de estar a fazer alguma coisa que não gostamos. Umas vezes por obrigação, outras porque achamos que tem de ser. Nada disto é verdade. Um exemplo simples: digamos que te obrigas a correr todos os dias, porque queres fazer exercício, mas odeias correr. Então não corras mais e foca-te noutro desporto, natação, por exemplo. É mesmo assim tão simples!


Descobre o que gostas de fazer

Tens uma rotina menos preenchida depois de retirar as coisas que nunca realmente gostaste de fazer, agora é altura de a preencher com aquelas coisas que adoras fazer, mas que nunca tinhas tempo. É a oportunidade de voltar a antigos hobbies que realmente adoravas ou de experimentar novas atividades que sempre quiseste fazer, e se não gostares, não há problemas, existem tantas outras possibilidades.

Insere sono como prioridade na tua rotina

Esforçamo-nos tanto para manter uma rotina que seja produtiva e muitas esquecemo-nos da importância de ter uma rotina de sono. Deitar e acordar à mesma hora todos os dias e deixar o corpo ter o descanso que precisa faz maravilhas à nossa performance e ao nosso bem estar, assim como ao nosso humor.


Beber mais água

Esta é daquelas coisas que facilmente deixamos cair no esquecimento. Nem nos apercebemos da verdadeira importância e da diferença que faz beber a dose recomendada de água todos os dias. Tem a certeza que tens sempre uma garrafa de água perto de ti para te relembrar que tens de beber água ao longo do dia!

Ler também: 5 Motivos Pelos Quais Deverias Beber Mais Água

Ler um bom livro

Livros são essenciais para o nosso conhecimento. Histórias que parecem tão simples ajudam-nos a crescer de formas que nem nós imaginamos. Agora digamos que, por alguma razão, não gostas de ler, nada mesmo. Acho que a próxima dica é uma boa opção para ti!

Ouve podcasts sobre self-care

Podcasts estão em alta e até eu já caí nesta tendência. Tornei um hábito ouvir podcasts quando estou nos transportes públicos e me esqueci de trazer um livro. Existem dezenas de ótimos podcasts sobre self-care, assim como de imensos outros tópicos, certamente que vais encontrar algum que te agrade. Podcasts são também uma ótima alternativa se não gostas de ler para evoluir o nosso conhecimento, e ouvir as perspetivas de outras pessoas sobre vários aspetos da vida também nos ajuda a ponderar as nossas escolhas.


Mima-te

Se tiveres essa possibilidade, acho que fazes muito bem em comprar aquele vestido, aquele jogo, aquele livro, aquele batom que tens estado a namorar há tanto tempo. Estes pequenos mimos são também um fator muito importante no nosso self-care, mesmo que seja algo materialista, não dá para negar aquela satisfação quando finalmente compramos aquela paleta ou aquele disco que há tanto ansiávamos ter. Dá esse sentimento a ti própria, no shame, no guilt.

Passar tempo com amigos

Nem sempre self-care tem que ser sobre gastar dinheiro, máscaras faciais ou arranjar as unhas, por vezes, passar tempo com amigos é tudo o que precisamos para descontrair e esquecer as responsabilidades por umas horas.


Espero que estas dicas tenham ajudado e que aceites este desafio que, provavelmente, vai ser o melhor desafio que já fizeste.
O que faz parte da tua rotina de self-care?
Até à próxima!

2 comentários:

  1. Assunto MEGA importante e ótimas dicas - nunca é demais falar sobre self-care!

    MY SUPER SWEET TWENTY - Blog | Canal | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por isso que tento falar deste tema constantemente no blog. Uma boa rotina de self-care é a base para ter sucesso em todos os outros ramos da vida. :)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.