Hábitos Que Mudaram A Minha Vida

sábado, junho 22, 2019
Olá pessoas!
Um dos vários passos quando estamos a tentar investir numa melhor versão de nós mesmos é livrar-nos dos maus hábitos. Os hábitos tóxicos que temos e que podem mesmo afetar as pessoas em nosso redor. Quando me refiro a hábitos tóxicos, não me refiro a uma má dieta ou a pouca atividade física ou acordar tarde. Nada disto. Refiro-me a hábitos na esfera da mentalidade e do psicológico. Muitas vezes nem nos apercebemos que os temos, até alguém os apontar ou até lermos algum artigo sobre o tema na internet. Depois, quando nos queremos ver livres desses mesmos hábitos, notamos que não é uma tarefa fácil, isto porque, provavelmente, esses hábitos já estão tão desenvolvidos dentro de nós, que é quase impossível evitá-los.Na minha opinião muito pouco ou nada profissional e apenas baseada na observação e na experiência pessoal, acredito que a maneira mais fácil de nos livrarmos de um mau hábito é substituí-lo por um bom hábito. Mas que opções temos no que toca a bons hábitos?


É nesta área que venho em teu auxílio com este artigo. Venho apresentar três hábitos que mudaram a minha vida de uma forma positiva e que fizeram toda a diferença no meu ainda continuo processo de desenvolvimento de uma mentalidade saudável. Espero que aqui encontres algo que te ajude e a que te possas agarrar para te livrares de um mau hábito teu.


Review da semana

O ser humano vive de planos. Uns mais do que outros, e posso afirmar que sou daquelas pessoas mais viradas para o mais. Vivo de fazer listas de tarefas, planear quando e como, e ter todo um plano estruturado. O que acontece muitas vezes é que, quando chego ao fim da semana, reparo que este plano não correu como foi realmente planeado. Também te vês nesta situação? A verdade é que é bastante comum, a não ser que sejas um robot que consegue terminar a to do list todos os dias da sua vida sem erros. Porém, isto dá material para pensar, olhar para as tarefas incompletas e imediatamente pensar: poderia ter feito melhor? Como?


É nesta última questão que te deves focar. Em como podes melhorar a tua performance para alcançar a maior eficácia possível e descobrir qual dos inúmeros métodos de trabalho funciona melhor contigo, que ajustes podes fazer para encaixar esses métodos no teu estilo de vida e como podes alcançar uma rotina de trabalho mais produtiva para ti. Acredito que esta reflexão deve ser feita semanalmente, por vezes nem é preciso tanto, apenas quando sentes que estás a precisar de uma mudança para maior produtividade. Fazer esta reflexão com demasiada frequência pode chegar a ser exaustivo, para além que apenas vais confundir o teu cérebro. Tenta fazer pequenas mudanças de cada vez, nada drástico e dá-te oportunidade de te habituares aos novos métodos de trabalho e perceber se realmente funcionam ou não.

Rotina matinal e rotina de noite

É mais importante do que nunca reservar tempo para nós próprios e para relaxar. Os melhores momentos para isto são de manhã e à noite. Uma rotina matinal que nos ajude a acordar e que nos prepare de forma gradual ao início de um dia de trabalho e uma rotina de noite que nos relaxe após um dia stressante. A duração destas rotinas vai variar consoante cada pessoa e o número de atividades e hábitos que tem na sua rotina. Há pessoas que tem uma rotina matinal mais extensa, uma hora ou até uma hora e meia, outras preferem ter meia hora de manhã para se dedicarem ao seu bem estar. Também vai depender das horas a que é costume acordar. O mesmo vai acontecer com a rotina de noite.
Gostavas de ler um artigo em que eu desenvolvesse mais sobre este tema de rotinas matinais e rotinas de noite? Deixa-me saber nos comentários!


Focar no problema vs focar na solução

Não foi até há pouco tempo que descobri esta diferença num blog sobre desenvolvimento pessoal e do quanto eu sofria disto. Já é costume meu, e provavelmente de grande parte da nossa sociedade, de me focar no problema, ou seja, quando faço algo de errado ou quando não consigo alcançar um objetivo dentro do tempo que queria, ou simplesmente surge um problema independentemente da escala, tenho a tendência de ficar obcecada com isso e deito-me abaixo por isso. Não consigo parar de pensar da forma como falhei redondamente. Este é daqueles comportamentos tóxicos que são cada vez mais comuns e que nem nos apercebemos que o temos. Então decidi que queria mudar este aspeto em mim e o hábito positivo pelo qual substitui o hábito tóxico foi o mais lógico. Em vez de pensar no problema, focar-me na solução. Perceber o porquê deste problema ter ocorrido e agora como o posso resolver. Não me deitar a baixo por ter falhado. Não ficar desiludida. Apenas perceber que sou humana e como tal, cometo erros e que tenho a oportunidade de os resolver e de prevenir que voltem a acontecer. É um processo demorado, por vezes leva a melhor de mim, mas é uma questão de tempo até deixar de ser uma escolha manual e que nos obrigamos a fazer até se tornar num hábito, como se estivessemos em piloto automático.
Resumidamente: Parar de lamentar pela existência do problema e começar a pensar como pode ser resolvido.


Espero que este artigo tenha ajudado alguém e que a mensagem tenha passado para esse lado de forma concisa. Estou a planear trazer mais deste conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e queria saber do que achas sobre isso. É um tema que tens interesse em ler? Devo trazer com mais frequência?
O que achas destes hábitos? Também estão inseridos na tua rotina?
Até à próxima!

6 comentários:

  1. A minha vida passa-se toda à noite, trabalho durante o dia todo, posso dizer que tenho hábitos que gostava de mudar mas às vezes torna-se difici por causa da rotina :(

    NOVO POST - WHY NOT POLKADOT? - https://filipa-goncalves.blogspot.com/2019/06/why-not-polkadot.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objetivo é mesmo esse. Adaptar os hábitos à tua rotina.

      Eliminar
  2. Tenho passado por algumas dessas questões sobretudo na produtividade, é ter vontade mas não ter energia ou motivação para completar algumas tarefas, projectos incompletos reinam cá em casa, Às vezes sinto-me assoberbado por ter muita coisa ao mesmo tempo para fazer que acabo por não fazer nenhuma.
    É daquelas questões que quero mesmo trabalhar e resolver, porque começam a ser um problema, sobretudo porque me frustram muito.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo perfeitamente o teu problema. Been there, done that.
      É frustrante ver cada vez mais coisas por fazer e não ter a vontade ou motivação para o fazer.

      Eliminar
  3. Gostei muito de ler este post! Já seguia mais ou menos estes hábitos, especialmente os das rotinas matinais e noturnas :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa-me tão feliz o teu comentário!
      Fazes tu muito bem, o que interessa é continuar. :D

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.